Geral
Zezé cumprimenta guardas municipais; corporação recebeu reforço no efetivo após concurso público

Pesquisa mostra ‘alto grau de satisfação’ com a Guarda Municipal de Hortolândia

Levantamento do INDSAT revela que 47,2% dos moradores aprovam atuação da corporação; índice de aprovação é o maior desde 2020

Paulo Medina | Tribuna Liberal

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Hortolândia atingiu o “alto grau de satisfação” em uma pesquisa realizada pela INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). Os resultados, de setembro deste ano, revelam um avanço na atuação da corporação desde junho, quando o serviço registrou uma pontuação baixa. Atualmente, a Guarda Municipal de Hortolândia detém 654 pontos, marcando o melhor desempenho em mais de dois anos de estudos na cidade, superando as marcas alcançadas em setembro de 2021 (604 pontos) e setembro de 2022 (590 pontos).

A pesquisa da INDSAT, que avalia a satisfação dos 16 serviços públicos em Hortolândia, posicionou a Guarda entre os 10 melhores serviços na cidade. A nota mais recente da corporação está 84 pontos abaixo da média do agrupamento de cidades de médio porte, que é de 738 pontos.

Os dados da pesquisa indicam um aumento na aprovação da Guarda Municipal. Em junho, apenas 32,3% dos entrevistados avaliaram o serviço “positivamente”. Esse número saltou para 47,2% em setembro, sendo composto por 7,8% de avaliações “ótimas” e 39,4% de avaliações “boas”. Essa taxa de aprovação é uma das mais altas já registradas na cidade.

Enquanto as avaliações positivas aumentam, as avaliações “negativas” caíram. A pesquisa revela que 19% dos entrevistados têm avaliações negativas sobre a Guarda Municipal, com 9,9% classificando o serviço como “ruim” e 9,1% como “péssimo”. Esse é o índice mais baixo registrado desde novembro de 2020 até setembro deste ano, levando em consideração uma margem de erro de 4,8% e um intervalo de confiança de 95%.

A INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva para avaliar os serviços públicos, atribuindo uma pontuação única de até 1.000 pontos com base nos percentuais de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” obtidos por cada serviço. As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, incluindo Cidades de Pequeno Porte, Cidades de Médio Porte e Cidades de Grande Porte.

CONCURSO

A Prefeitura abriu concurso público neste ano para contratação de 30 guardas civis municipais (21 homens e 09 mulheres) para a categoria Especialidade 4ª Classe.

CORPORAÇÃO COMPLETOU 30 ANOS COM INVESTIMENTOS  

O ano de 2023 é de celebração para a GCM (Guarda Civil Municipal) de Hortolândia. Marca os 30 anos de existência da corporação, criada formalmente em três de junho de 1993 por meio da Lei Municipal 035/1993. Em setembro, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos) e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos Assis Barros, visitaram a sede da GM de Hortolândia a fim de parabenizar os membros das forças municipais de segurança pelos serviços prestados.

Ronda em Hortolândia foi intensificada durante onda de ataques às escolas no Estado

“A história da Guarda Municipal está intrinsecamente ligada à trajetória do nosso município. A corporação completa 30 anos e chega em 2023 moderna e atuante para melhor servir a comunidade hortolandense. Lá em 1993, a Guarda sofria com a falta de infraestrutura que imperava em nossa cidade, prejudicando o atendimento às pessoas que mais precisavam de ajuda. Passadas essas três décadas, Hortolândia é uma das melhores cidades da Região Metropolitana de Campinas e vem investindo pesado em segurança e em melhores condições para a Guarda Municipal. A tecnologia passou a ser uma aliada, com a adoção de câmeras inteligentes com reconhecimento das placas dos veículos. Celebrar os 30 anos é reconhecer todo o trabalho desenvolvido por esses homens e mulheres, que deixam as suas famílias para proteger as nossas famílias. Tenho um grande respeito e admiração por todos os guardas da corporação”, afirmou Zezé Gomes.

Atualmente, o efetivo da GM conta com viaturas para o patrulhamento, uma delas adaptada para a equipe do Canil Municipal. Além disso, na Central de Monitoramento, a equipe monitora imagens capturadas por 24 faixas do sistema OCR (Optical Character Recognition), que funciona como uma espécie de “scanner”, reconhecendo placas e características de veículos. Estas câmeras são capazes de fotografar, capturar, registrar e reconhecer caracteres dos veículos que passam nos pontos em que estão instaladas, enviando todas as informações, em tempo real, à Central de Monitoramento. Os equipamentos auxiliam as forças de segurança, identificando veículos furtados e roubados.

A GCM também realiza uma série de serviços e atividades estratégicas. São elas: ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), Ronda Escolar; RPS (Viaturas de Patrulhamento Preventivo); Controle operacional com sistema de rádio comunicação, telefonia e monitoramento na Central de Operações e na CIMH (Central Integrada de Monitoramento de Hortolândia), com a presença da GM 24 h/dia; Departamento de Corregedoria da Guarda Municipal; Setor de Desenvolvimento e Ensino; Setor Estratégico e de Inteligência; Setor da Guarda Municipal; Grupamento Ambiental e Canil.

“Eu me sinto honrado pela gestão do nosso prefeito Zezé Gomes, por eu estar hoje na pasta da Segurança e ter o privilégio de trabalhar com esta corporação, que ao longo dos 30 anos de existência, cuida e zela com maestria da segurança e bem-estar da população hortolandense”, afirma o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa, o “Dr. Jold”.

Deixe um comentário