Geral
Abertura da 30ª Semana Municipal do Idoso teve palestra com psicóloga Luciana Gumiero

Paulínia vai criar Botão do Pânico e Bolsa Cuidador para beneficiar idosos

Anúncio foi feito pelo prefeito Du Cazellato (PL), na abertura da 32ª Semana Municipal do Idoso; projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores nesta semana

A Prefeitura de Paulínia vai implantar duas ações em benefício dos idosos do município. Os investimentos foram anunciados pelo prefeito Du Cazellato (PL), na abertura da 30ª Semana Municipal do Idoso, nesta segunda-feira (17).

De acordo com a prefeitura serão criados o Botão do Pânico para Idoso, que atenderá chamadas policiais ou médicas, e da nova Bolsa Cuidador. O projeto será enviado ainda nesta semana para ser aprovado pela Câmara de Vereadores, mas não foram divulgados detalhes sobre a proposta.

Também fez parte da abertura, a palestra “Como Administrar nossas Emoções e Sentimentos para Manter a Saúde Física e Relacionamentos mais Positivos”, ministrada pela psicóloga Luciana Gumiero. O evento aconteceu na Sala de Imprensa da prefeitura.

 Nesta terça-feira (18), foi promovida uma Caminhada, com saída às 9h, na rua lateral do Hotel Vitória. Após a caminhada, os idosos tiveram diversas atividades no Parque Zeca Malavazzi.

Nesta quarta-feira (19), haverá um bingo, no Centro de Convivência do Idoso, às 18h, e na quinta (20), Desfile “Saia da Caixa”, também no Centro de Convivência do Idoso, às 18h. A programação será encerrada na sexta-feira (21), com um baile divertido, no Centro de Convivência do Idoso, às 14h.

AMIGO DO IDOSO

No dia 27 de setembro, os vereadores de Paulínia aprovaram a criação do programa Bairro Amigo do Idoso. A ideia é estimular melhores condições para as pessoas com 60 anos ou mais: acessibilidade em espaços abertos e prédios; oferta de transporte adequado; oportunidades de emprego; existência de apoio comunitário e serviços de saúde, por exemplo

Segundo o autor, vereador Pedro Bernarde (Cidadania), o programa é necessário diante do aumento da população idosa (que cresce 4% ao ano no Brasil). Ele se baseou numa iniciativa já implantada na zona sul de São Paulo, que promoveu adaptações às necessidades desse público seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A proposta do Bairro Amigo do Idoso está em sintonia com o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Deixe um comentário