Geral
Meta do projeto é, até 2024, plantar mais de 50.000 mudas de árvores em áreas verdes do município

Para preservar espécies, Hortolândia planta árvores ameaçadas de extinção

Áreas ao lado do viário central e no fundo do condomínio Franceschini ganham cerca de 3 mil novas mudas, dentre elas cedro rosa e pau-brasil, pelo Projeto de Arborização e Paisagismo

A árvore que dá nome ao nosso país, pau-brasil, e outras espécies ameaçadas de extinção, como cedro rosa, jequitibá rosa, jatobá pequeno, jacarandá da Bahia e guarucaia, vêm sendo cultivadas em Hortolândia, nas ações do Projeto de Arborização e Paisagismo, em realização pela prefeitura. 

Além de preservar as espécies nativas da flora nacional, a administração municipal busca tornar a cidade mais verde e agradável tanto para humanos quanto para animais da fauna local e regional.

Ao longo desta semana, equipes do Viveiro Antônio da Costa Santos, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizam plantios no entorno do viário central, que integra o percurso do Superviário. Nesta etapa serão plantadas aproximadamente mais de 1.200 novas mudas no trecho que fica nas proximidades do atacadista Assaí. 

As ações foram retomadas nesta segunda-feira (5), com o plantio de 520 mudas de espécies como ipê amarelo do brejo, jequitibá rosa, jatobá, ipê roxo de bola, saguaraji, sapoti, pau-brasil, sibipiruna e pata de vaca, e se estendem pelos próximos dias.

Outra área verde beneficiada foi a que fica no fundo do condomínio Franceschini, próxima à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e após o Terminal Metropolitano. No local, no dia 02 de setembro, foi realizado o plantio de 1.800 mudas, dentre elas de cedro rosa, pau ferro, guarucaia, jequitibá rosa e paineira rosa.

A meta do projeto é, até 2024, plantar mais de 50.000 mudas de árvores em áreas verdes do município. Com mais estes plantios, o total de novas árvores cultivadas ultrapassará 21.000 mudas de espécies frutíferas e nativas do Brasil. As ações de plantio, iniciadas em maio deste ano, são executadas pela equipe do Viveiro Municipal e coordenadas pela Secretaria de Obras, com envolvimento de todas as secretarias municipais.

ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO

O projeto de compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). O objetivo é projetar Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável.

Principais ações do Projeto de Arborização e Paisagismo

• Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;

• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;

• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixam nossa cidade mais colorida;

• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;

• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.

Locais e quantidades plantadas na esfera do projeto

11/05 - 337 mudas de árvores nativas e frutíferas na Vila Verde, em uma área de 2.024 metros quadrados próxima ao Residencial São Sebastião.

23/05 - 170 mudas de árvores nativas numa área de aterro, na região do Parque Perón, nas imediações do complexo prisional.

31/05 - 900 mudas de árvores nativas na região do Jd. Nova Europa, na gleba A2, à qual se tem acesso pela Rua Ytamaraka.

03/06 - 645 mudas em área do Jd. Terras de Santo Antonio (Rua Antônio Gazzetta)

20 e 21/06 – 2.697 mudas em área do Jd. Terras de Santo Antonio (Av. Gentil Tolomeotti)

22 e 27/06– 434 mudas em área próxima ao condomínio Golden Park, com acesso pelas ruas Grécia e Alemanha

26 e 27/06 – 230 mudas nas ruas Cinco e Seis e Av. Marginal Dois, Jd. São Felipe

28 e 29/06 – 652 mudas nas ruas Cinco e Seis, Jd. São Felipe

04 e 05/07 – 383 mudas na Rua Peroba, s/n, Pq. Residencial Jd. Jatobá

12/07 – 6.210 mudas no viário central, entre o Pq. dos Pinheiros e o Carmem Cristina (em andamento)

20/07 – 530 mudas no entorno do viário Santa Fé

28/07 – 1.127 mudas no entorno do viário Santa Fé

15/08 – 3.000 mudas no entorno do condomínio Bella Ville

18/08 – 800 mudas no Parque das Figueiras

02/09 – 1.800 mudas em área em área verde no fundo do condomínio Franceschini, próxima à ETE Sabesp

05/09 – cerca de 1.200 mudas no viário central, próximo ao atacadista Assaí 

Deixe um comentário