Geral
Pessoal do CAPS apreciou as mais de 4.000 espécies de vida botânica do local

Pacientes atendidos pelo CAPS de Nova Odessa visitam Jardim Botânico Plantarum

A equipe da Saúde Mental da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa levou os pacientes atendidos pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para visitarem o Jardim Botânico Plantarum, um dos mais renomados do país. 

A intenção da “excursão” desta quinta-feira (18) foi acolher e ampliar o alcance e as experiências dos pacientes através das políticas públicas ofertadas pela Saúde Mental Municipal.

Na visita, o pessoal do CAPS conseguiu “explorar” todo o Plantarum e ainda apreciar as mais de 4.000 espécies de vida botânica do local, apreciarem a natureza de perto, tirarem fotos e se divertirem em meio à beleza do espaço.

“Esse passeio busca valorizá-los, mostrar para sociedade que, apesar de todos os limites, eles podem frequentar a sociedade, a comunidade e a cidade onde vivem. Além de todo o contato com a natureza e com sons, cores, texturas diferentes, como um meio de despertar o cognitivo. Dando assim autonomia para eles perceberem que podem usufruir de todas as atividades que a cidade proporciona, bem como da companhia das outras pessoas”, explicou a coordenadora da Saúde Mental do Município, Maria José da Cruz, a Marzé.

O objetivo do projeto, segundo Marzé, é que eles saibam controlar eventuais sentimentos negativos, que se mantenham na terapia e com a medicação em dia, para que possam se adaptar à sociedade e “aproveitar a vida da melhor forma”.

“Parabéns a toda a equipe do CAPS, que através desta visita está promovendo a transformação na vida dessas pessoas. Sabemos que essa oportunidade é única, que muito poucos têm, então estamos ajudando-os a mudar ao mesmo tempo em que melhoramos sua qualidade de vida e proporcionamos novas experiências a essas pessoas tão especiais”, destacou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD) – que acompanhou pessoalmente parte do passeio do grupo pelo jardim botânico.

A equipe da Saúde Mental de Nova Odessa vem realizando outras atividades externas como essa. Por exemplo, no último dia 08/08, o “artista-cantor-paciente” Maurício Francisco dos Santos participou da “Parada Poética”, evento que tem apoio da Diretoria de Cultura da Prefeitura e que acontece sempre na segunda segunda-feira de cada mês na Estação Ferroviária.

De acordo com a coordenadora Marzé, a inserção e a exposição dessas vivências são necessárias para que o coletivo se estruture e tome seus espaços. “E a partir disso, continuem a caminhar com autonomia e a despertar provocando reflexões internas e da coletividade para interação e conhecimento dessa realidade”, finalizou.

REFERÊNCIA

A Saúde Mental funciona desde 2021 no prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) 7, do Jardim Nossa Senhora de Fátima e região. No local, a população também conta com os serviços do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). O órgão tem uma equipe multiprofissional dedicada, formada por psicólogo, psiquiatra, assistente social, enfermeira, psiquiatra infantil, artesã e estagiários. Também são ofertadas outras atividades como palestra, visitas etc.

Além dos serviços nas áreas de Psicologia, Psiquiatra, Serviço Social, entre outros, voltadas aos cuidados de pacientes com saúde mental comprometida, são ofertadas outras atividades, como palestra, visitas etc. O setor da Saúde Mental e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) estão localizados na Rua Alexandre Bassora, nº 760.

O PLANTARUM

Situado no Jardim Marajoara, em Nova Odessa, o Jardim Botânico Plantarum é uma associação sem fins econômicos dedicada à educação, pesquisa e conservação da flora brasileira. Construído desde 1998 e aberto ao público em 2011, foi idealizado ainda na década de 90 pelo engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi.

Em 2015, houve a qualificação, pelo Ministério da Justiça, do governo federal, do Instituto Plantarum como uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com os objetivos de estudo e conservação da biodiversidade vegetal brasileira e do meio ambiente, por meio de ações educacionais e de pesquisa.

Atualmente o acervo botânico vivo é constituído por mais de 4.000 espécies vegetais, representando os principais grupos botânicos da flora nativa do Brasil. Reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos, a instituição colabora com os objetivos da Estratégia Global para Conservação de Plantas.

Poesia e música de Maurício dos Santos na ‘Parada Poética’

No último dia 08 de agosto, o “artista-cantor-paciente” Maurício Francisco dos Santos participou da “Parada Poética”, evento que tem apoio da Diretoria de Cultura da prefeitura e que acontece sempre na segunda segunda-feira de cada mês, na Estação Ferroviária.

Maurício tem entre seus dotes a poesia e a música (várias de autoria própria), incluindo a que cantou no evento, intitulada “Eita que mulher bonita”. “A música fala de um dia que ele estava na casa do irmão e passou uma mulher bonita e ele pensou: ela não é pra mim, vou esperar um dia (ele tinha um vício) pra Deus me dar uma mulher assim. Atualmente, em tratamento e estável nas organizações das ideias, Maurício tem esposa, que o acompanha e tem todo cuidado com ele, e esse tipo de socialização é fundamental”, explicou a coordenadora da Saúde Mental do Município, Maria José da Cruz, a Marzé.

A intenção das iniciativas externas é acolher e ampliar o alcance dos pacientes através das políticas públicas ofertadas pela Saúde Mental Municipal.

“Para nós da Saúde Mental, a inserção e a exposição dessas vivências são necessárias para que o coletivo se estruture e tome seus espaços. E a partir disso continuem a caminhar com autonomia e a despertar provocando reflexões internas e da coletividade para interação e conhecimento dessa realidade”, disse Marzé.

Além da coordenadora, também prestigiaram a apresentação do paciente Maurício o artesão e arteterapeuta Rômulo de Magalhães, a estagiária do Serviço Social Márcia Cesarino, Marlene Francisca da Silva (esposa do Maurício) e os pacientes do CAPS Sheila Nascimento e Pablo Motta. 

Deixe um comentário