Geral
Capitão Ana Dorini, da 2ª Cia, professora Rita de Cássia Gonçales e Capitão Costa Pereira, da 1ª Cia

PM de Sumaré debate sobre segurança com dirigente das escolas estaduais

Comandante afirma que Polícia Militar intensificará rondas escolares depois de relato de furtos na rede estadual e implementará ações de colaboração

Cézar Oliveira | Tribuna Liberal

Faltando poucos dias  para retomada das aulas, as escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino de Sumaré estão prontas para receber os alunos com segurança. É o que pode ser afirmado após um produtivo encontro entre o Capitão Costa Pereira, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Sumaré, e a Capitão Ana Dorini, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Sumaré, com a dirigente de ensino das escolas estaduais, Professora Rita de Cássia Gonçales. As aulas voltam no próximo dia 15 de fevereiro.

Durante a reunião, foram abordados temas relacionados à segurança escolar e o fortalecimento do senso de pertencimento por meio dos “Programas de Vizinhança Solidária Escolar”. Os Comandantes da Polícia Militar também solicitaram a colaboração ativa dos agentes de ensino para garantir maior rigidez nos horários de fechamento dos portões, evitando aglomerações de pessoas externas ao ambiente escolar, o que pode comprometer a ordem na área de segurança nas unidades.

A dirigente relatou aos oficiais ocorrências de furtos durante o período de recesso, destacando a escola estadual do bairro Orquídeas como a mais afetada, com o furto de fiação elétrica. Apesar da presença de câmeras de segurança, a dirigente salientou que esse fator isolado não tem sido suficiente para coibir os furtos. Diante disso, os Comandantes afirmaram que a Polícia Militar intensificará as rondas escolares dedicadas à proteção do ambiente escolar.

Além disso, serão implementadas ações para fortalecer a colaboração com outras instituições, visando criar um ambiente educacional seguro e propício para alunos e educadores.O Capitão Costa Pereira destacou a importância da participação da comunidade na manutenção da segurança escolar, incentivando os moradores a relatarem qualquer comportamento suspeito ao redor das escolas por meio do número 190.

Ele enfatizou que essa atitude ativa da população contribuirá para a rápida resposta da Polícia Militar, garantindo a segurança de alunos, professores e funcionários. “A população pode participar ativamente ao ver qualquer indivíduo em atitude suspeita no entorno da escola, que façam contato via 190, com a Polícia Militar, informando que algo estranho está acontecendo. Desta forma será enviado uma viatura até o local para que seja feita a averiguação e poder deixar alunos, professores e funcionários mais seguros”, explicou o Comandante.

Deixe um comentário