Geral
Defesa Civil de Sumaré contabilizou a queda de 40 árvores

Novo temporal derruba 40 árvores e muros de residências em Sumaré

Paulínia registrou 46,7 mm em 35 minutos e sete bairros foram afetados; Hortolândia volta a entrar em estado de atenção, diz prefeitura

Paulo Medina | Região

Entre a noite de quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira (20), período marcado por novos temporais e rajadas de vento na região, a Defesa Civil de Sumaré contabilizou a queda de 40 árvores, a derrubada de ao menos seis muros de arrimo ao fundo de residências e dois pontos de alagamento.

“Devido as últimas chuvas que tivemos na cidade foi computado a queda de aproximadamente 40 árvores devido aos fortes ventos, tivemos seis chamados de atendimento de muros de arrimo que cederam no fundo das casas e também foi atendido e monitorado dois pontos de alagamento devido ao grande volume de chuva na cidade”, explicou o superintendente da Defesa Civil de Sumaré, Demetrio Mateus Moreira. Os bairros mais prejudicados foram Jardim Primavera, Jardim São Domingos, Jardim Manchester e Três Pontes, segundo a Defesa Civil.

Em Paulínia, a Prefeitura também informou os estragos causados pela tempestade nas últimas horas. A cidade registrou 46,7 milímetros de chuva em 35 minutos. No total, foram atendidas 10 ocorrências, que envolveram quedas de árvore, rompimento de cabeamento, deslizamento de barrancos e alagamentos.

Os bairros atingidos foram São José, Residencial Pazetti, Santa Terezinha, José Paulino Nogueira, João Aranha, Marieta Dian e Cascata, sendo que neste último a Defesa Civil segue monitorando o rio Jaguari. Não há registro de feridos, nem de desabrigados. Em caso de emergência, a população pode acionar o órgão através dos telefones 199 e 3874-1516.

Hortolândia em atenção

Hortolândia voltou a entrar em estado de atenção neste ano devido às chuvas que atingiram a cidade nas últimas 72 horas. De acordo com a Secretaria de Segurança, à qual a Defesa Civil Municipal faz parte, neste período, choveu 80 milímetros na cidade. “Continuaremos o monitoramento da situação das chuvas na cidade, 24 horas por dia. 

As equipes estão trabalhando para evitar danos maiores. Não houve registros de grandes problemas com o acúmulo de chuva nas últimas horas. Foram 14 quedas de árvores, mas não há desalojados e feridos. Também não registramos pontos de grandes alagamentos”, esclareceu a secretária-adjunta de Segurança, Adriana Carvalho.

A população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, em caso de ocorrências. Além disso, a cidade conta ainda com a atuação do Corpo de Bombeiros, que pode ser chamado pelo número 193, e a Guarda Municipal, que atende pelos números 153 ou 08000-111-580.

Cuidados com as chuvas:

- Em casos de chuvas fortes e raios, aparelhos elétricos devem ser desligados para prevenir choques e descargas de energia;

- Durante a tempestade e depois dela, jamais transitar em locais alagados, nem a pé, para evitar quedas, nem de carro ou de moto, pois poucos centímetros de água acumulada são suficientes para arrastar veículos;

- Outro perigo são as doenças que podem ser contraídas a partir do contato da pele com as águas das enxurradas;

- Evite jogar lixo na rua para não entupir galerias e bueiros. 

Deixe um comentário