Geral
Dado faz parte de estatística divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através do Novo Caged

Nova Odessa cria 2,6 mil novas vagas de emprego formal nos últimos três anos

Segundo Novo Caged, empresas abriram 2.613 postos de trabalho entre 2021 e 2023, média de 900 novas vagas por ano

Da Redação | Tribuna Liberal

Pelo terceiro ano consecutivo, o setor produtivo de Nova Odessa criou novas vagas de emprego com carteira assinada ao longo de 2023, comprovando mais uma vez a retomada do crescimento da cidade após o auge da pandemia de Covid-19. Foram mais 318 postos de trabalho gerados em 2023, além dos 690 criados em 2022 e das 1.605 novas vagas de 2021. Entre 2021 e 2023, portanto, já são 2.613 empregos criados pelas empresas da cidade – uma média de quase 900 vagas por ano.

É o que comprova a mais recente estatística oficial divulgada pelo Governo Federal. O dado sobre contratações é uma estatística oficial divulgada mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através do Novo Caged. A quantidade de empregos formais criada ou perdida em determinado período é o resultado do total de admissões de trabalhadores no mesmo espaço de tempo, menos o total de demissões.

Segundo o prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), o resultado positivo da criação de empregos nos últimos três anos é resultado do trabalho da atual gestão municipal de Nova Odessa na área de Desenvolvimento, em busca de um crescimento econômico sustentável e de longo prazo para a cidade.

“A Prefeitura voltou a ser parceira dos empresários que querem investir ou ampliar sua produção e suas vendas. Porque essas empresas geram emprego e renda para nossos trabalhadores, além de mais impostos para a própria Prefeitura investir em melhoria na qualidade de vida da nossa gente”, afirmou Leitinho – que sempre repete o mantra de que “a geração de empregos é o melhor programa social que existe”.

AÇÕES

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Rafael Brocchi, destacou algumas das ações da Prefeitura em busca de fomentar a criação de empregos na cidade. A retomada do crescimento começou pela modernização da Lei de Incentivo do ProdeNO (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico de Nova Odessa), em 2021. Entre 2021 e 2023, foram anunciadas as chegadas de ao menos 15 empresas médias e grandes, como os Centros de Distribuição do Grupo SC (Santa Cruz)/Panpharma e da Localiza Veículos – entre outras.

Houve a realização de duas edições do “Nova Odessa +Barato: Outlet Municipal”, no Recinto da Feira da Rua Anchieta, dois “Feirões do Emprego” no Paço, a criação da Nova Feira Noturna do Jardim Santa Rita e Região, a criação do Novatec (Programa de Orientação Profissional) dos formandos do Ensino Médio, a adoção do JEPP (Jovens Empreendedores: Primeiros Passos) do Sebrae e a criação da Feira do Carro Usado.

A viabilização pela atual gestão da instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade também tem um papel significativo na atração de investimentos, pois barateia os cursos de seguros empresariais. E já está em fase adiantada de obras o ZED Mall Nova Odessa, shopping center em construção na avenida Carlos Botelho. A previsão de inauguração é para meados de 2024. O investimento dos parceiros Investitore Empreendimentos e São José Investimentos chega a R$ 45 milhões.

POUPATEMPO

Por fim, a medida que tem o maior impacto na qualidade dos serviços e do atendimento prestados ao trabalhador e aos empreendedores e empresários de Nova Odessa foi a viabilização da instalação do Poupatempo Paulista na cidade, na rua Duque de Caxias, nº 600.

Junto ao Poupatempo, foi criado o novo Centro de Referência do Empreendedor e Trabalhador, em parceria com a Agemcamp, unificando diversos serviços municipais – incluindo PLT (Posto Local do Trabalho), Procon, Sebrae Aqui, Banco do Povo Paulista, a Junta do Serviço Militar e a própria sede da Secretaria de Desenvolvimento.

Deixe um comentário