Geral
Grandes empresas se instalaram e expandiram a operação em Nova Odessa nos últimos três anos

Nova Odessa avança com novos empreendimentos e gera empregos e renda

Medidas como contato constante com empresários e modernização do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico local alavancaram capital privado

Da Redação | Tribuna Liberal

Nova Odessa avançou nos últimos três anos com novos empreendimentos, gerando mais empregos e renda à população. O “boom” no desenvolvimento econômico local se deu após uma série de medidas tomadas pela gestão do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), desde 2021, ainda durante a fase mais crítica da pandemia. A economia da cidade voltou a crescer e o processo de retomada do desenvolvimento econômico sustentável começou pela modernização da Lei de Incentivo do ProdeNO (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico de Nova Odessa) e projetos inéditos.

Entre 2021 e 2023, foi anunciada a chegada do Centro de Distribuição do Grupo SC - dono das marcas Panpharma, Santa Cruz Distribuidora e Oncoprod/SAR e especialista na distribuição de medicamentos e itens de higiene pessoal -, do Frigorífico Boi Forte, da Transportadora RodoBox Logística, da Localiza Veículos, da Skyfit, da Bekaert Deslee, da Modal Locação de Autos, da Apta Distribuidora, do Pátio Anhanguera (de caminhões), da Agilbag, da Têxtil Bodini (colchões) e da Boxer Máquinas de Solda – entre outras de todos os portes.

“São mais de 20 empresas que se instalaram na cidade desde 2021. Nossa cidade cresce a cada dia e quem ganha é a população”, lembrou Leitinho, destacando também o papel do vice-prefeito Mineirinho no trabalho de manter contato institucional constante com as empresas já instaladas na cidade, identificando demandas que possam ser solucionadas pelo Poder Público Municipal, como questões de infraestrutura urbana.

O novo programa prevê a concessão de incentivos fiscais por dez anos (prorrogáveis) a empresas que queiram se instalar ou expandir suas atividades na cidade, incluindo IPTU, ITBI e ISSQN e taxas municipais diversas. Para o vice-prefeito Mineirinho, a chegada de grandes empreendimentos comprova o crescimento da economia da cidade e a recuperação da confiança dos empresários na Prefeitura. 

“A gestão do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, é parceira da classe empresarial de Nova Odessa e tem incentivado tanto a ampliação das empresas locais quanto a vinda de novos investimentos privados para a cidade, a fim de gerar cada vez mais empregos e renda para a população”, afirmou o vice, que também é empresário na cidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Brocchi, comemorou a instalação de novas empresas já neste início de 2024. “Começamos bem o ano, participando de várias inaugurações, entre elas, da UpToPizza, da Nova Clean Lavanderia, do Açai do Rainho, e se Deus quiser vamos ter muito mais no decorrer do ano”.

Outras ações de incentivo ao empreendedor local são a realização do “Nova Odessa +Barato: Outlet Municipal”, do 1º “Feirão do Emprego”, a criação da Nova Feira Noturna do Jardim Santa Rita e Região, e os cursos gratuitos “Alimente-se Bem” do SESI-SP, o Novatec (Programa de Orientação Profissional) dos formandos do Ensino Médio, a adoção do JEPP (Jovens Empreendedores: Primeiros Passos) do Sebrae (parceria com a Educação Municipal) e a Feira do Carro Usado.

 A instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade também teve um papel significativo na atração de investimentos, pois barateia os cursos de seguros empresariais.

POUPATEMPO

A viabilização do Poupatempo já no modelo 4.0 no Centro da cidade trouxe maior impacto na qualidade dos serviços e do atendimento prestados ao trabalhador e aos empreendedores de Nova Odessa. O órgão facilita para a população, que antes tinha que se deslocar até Americana em busca dos atendimentos estaduais.

No mesmo prédio funciona o Centro de Referência ao Trabalhador e Empregador, que unificou os serviços municipais – incluindo PLT (Posto Local do Trabalho), Procon, Sebrae Aqui, Banco do Povo Paulista, a Junta do Serviço Militar e a própria sede da Secretaria de Desenvolvimento.

 “O prédio funciona como uma central de atendimentos ao cidadão, ao empreendedor e aos trabalhadores, facilitando o acesso a todos esses serviços, inclusive do Detran.SP”, destacou Brocchi.

Deixe um comentário