Geral
Programa é voltado a tutores de cães e gatos que residem na cidade e famílias de baixa renda

Nova Odessa anuncia castração de mais 326 pets de famílias carentes

Programa lançado pelo prefeito Leitinho já realizou operações em 2.400 cães e gatos e prossegue neste mês de março

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Nova Odessa promove neste sábado (2) e domingo (3), em um prédio público do Jardim Alvorada, mais uma etapa do Programa Municipal de Castração e Microchipagem Gratuitas. Os tutores que inscreveram seus animais domésticos já estão sendo convocados nesta semana por telefone pela equipe do Setor de Zoonoses da Prefeitura. Desta vez, serão castrados e microchipados mais 326 cães e gatos.

Quem se inscreveu deve ficar atento ao telefone e aguardar a ligação da equipe do Setor de Zoonoses da Prefeitura. Isto porque, como em todas as etapas anteriores, não haverá atendimentos “de portas abertas”, ou seja, não agendados: só será convocado quem se inscrever previamente.

O programa foi lançado ainda em 2021 pelo prefeito e médico veterinário, Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), como forma de evitar as crias indesejadas e, assim, combater os maus tratos e o abandono. São beneficiados exclusivamente cães e gatos de famílias vulneráveis e tutores voluntários da causa animal, geralmente SRD (Sem Raça Definida) – os amados “vira-latas”.

Mais uma vez, as cirurgias gratuitas serão feitas no “Castramóvel”. Contratado pela primeira vez para as etapas de 2023 e 2024 do programa municipal, o ônibus adaptado é um ambulatório com toda a infraestrutura necessária, incluindo sala de preparo, paramentação, centro cirúrgico, esterilização de materiais e local apropriado para o pós-operatório dos pets.

Só podem participar do programa de castração proprietários de cães e gatos que morem em Nova Odessa e que sejam de famílias de baixa renda. Também são beneficiados tutores voluntários, que cuidam de animais abandonados e recolhidos nas ruas.

Defensor da causa animal na cidade e na região, o prefeito Leitinho reforçou a importância da castração e da microchipagem. “Como médico veterinário, sei da importância da castração dos nossos animais. Então fico feliz de podermos proporcionar mais esse serviço, que beneficia não só a população de Nova Odessa, mas também seus queridos animais de estimação”, disse o prefeito recentemente.

Entre 2021 e 2022, as duas primeiras edições promoveram a castração e microchipagem gratuitas de 1.900 pets de famílias vulneráveis da cidade, bem como de animais comunitários sob cuidados de voluntários da causa animal da cidade. Ano passado, foram atendidos mais 500 animais – totalizando 2.300 pets atendidos até agora.

Por enquanto, não há mais vagas disponíveis no programa para futuras etapas, mas os interessados podem se inscrever em lista de espera até esta sexta-feira (23), das 8h30 às 11h e 13h às 15h30, na Central de Atendimentos do Paço Municipal – que fica na avenida João Pessoa, nº 777, no Centro.

Deixe um comentário