Geral
Nível do rio Capivari começou a baixar e município trabalha em desassoreamento de afluentes

Monte Mor tem ao menos nove bairros atingidos e rio Capivari começa a baixar

Defesa Civil permanece em alerta monitorando o nível do rio, que estava nesta quinta-feira (30) próximo dos 4 metros; áreas urbana e rural foram novamente atingidas pelas chuvas

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Após a alarmante elevação do nível do rio Capivari para 4,24 metros, a Defesa Civil de Monte Mor informou que o rio começou a baixar. No entanto, a situação permanece delicada devido à previsão de mais chuva nos próximos dias. As equipes da Defesa Civil de Monte Mor estão em alerta, monitorando de perto a situação. Nesta quinta-feira (30), o rio estava próximo dos 4 metros.

Os principais pontos de alagamento em Monte Mor afetam pelo menos nove bairros, incluindo Jardim Capuavinha, Jardim Progresso, Bom Jesus (condomínio Francisco Pontin), Farid Calil, Jardim Santa Cândida, Água Choquinha, Vila Possato, além de ruas importantes como Siqueira Campos, XV de Novembro, avenida Beira Rio e a Praça Nicolau Árabe (Praça dos Pernilongos), todos em áreas urbanas. Nas áreas rurais, os bairros Chácaras Pindorama e Chácaras Planalto também foram afetados.

A Prefeitura de Monte Mor, em colaboração com o Governo do Estado de São Paulo e o apoio do DAEE (Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica), está atualmente executando o desassoreamento dos afluentes do rio Capivari e, em breve, iniciará o desassoreamento do próprio rio Capivari.

As tratativas referentes ao projeto Rio Vivo, parte das ações do Governo do Estado de São Paulo para desassorear e limpar os rios do Estado, continuam em andamento. O processo, de alto custo e sujeito a diversas autorizações ambientais, requer a atuação conjunta da Prefeitura de Monte Mor e do Governo Estadual.

Diante da atenção e possíveis crises, a Defesa Civil de Monte Mor e a Secretaria de Mobilidade Urbana e Trânsito, com o apoio da Guarda Civil Municipal, têm um plano de ação emergencial para reorganizar o trânsito e prestar apoio às famílias afetadas, oferecendo transporte de móveis e pessoas, e abrigo temporário disponibilizado pela Prefeitura.

Além da presença in loco das equipes da Defesa Civil, a população tem disponível os contatos: 19.3889-1622 (Defesa Civil); 153 ou 19.3879-2823 (Guarda Civil Municipal); e 19.3879-9882 ou 19.3879-9885 (Mobilidade Urbana e Trânsito).

Deixe um comentário