Geral
Alunos das unidades municipais participam de projeto de conscientização sobre plantio

Leitinho fortalece cultura do ‘Paraíso do Verde’ e planta árvores com alunos

Através do Programa ‘Escola da Vida’, ação ocorreu em unidades do Jardim São Francisco; meta é realizar plantio em todas as escolas municipais e estaduais da cidade

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), participou nesta semana de mais uma ação ambiental do Programa “Escola da Vida”, que já plantou mais de 500 árvores urbanas na cidade desde 2022. Desta vez, foram 14 mudas de espécies adequadas para calçamento plantadas por alunos de 6 a 10 anos da EMEF Professora Augustina Adamson Paiva, no Jardim São Francisco.

Também participaram o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho (PSD), o secretário de Educação, José Jorge Teixeira, e os vereadores Professor Antonio e Oseias Jorge, além de professores e pais de alunos.

Outras 13 mudas foram plantadas pelos alunos de até 5 anos do CMEI Professora Apparecida Rodrigues Prata, também no São Francisco, totalizando 507 mudas desde o início do programa, atendendo a unidades escolares tanto da rede municipal quanto da rede estadual.

O programa conta com a parceria entre as secretarias municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Obras, com apoio da Coden Ambiental. As mudas são geralmente da espécie oiti, produzidas no Viveiro Municipal do Recanto do Guarapari, e a maioria (450) já ganharam também protetores de madeira produzidos pela equipe da Diretoria de Serviços Urbanos.

Para a diretora Renata Parruca, do CMEI do São Francisco, “o plantio de árvores é muito importante, porque a gente sabe que o planeta está aquecendo, com temperaturas cada vez mais extremas, e as árvores ajudam a manter temperaturas mais agradáveis em dias de calor como hoje”. “É importante também para que as crianças cresçam sabendo a importância das árvores. Pedimos também o apoio da comunidade para nos ajudar a cuidar dessas mudas, para termos sempre uma praça bonita”, completou a diretora.

A meta é, até o final de 2023, realizar o plantio em todas as cerca de 30 escolas municipais e estaduais, além da Etec (Escola Técnica Estadual). O projeto visa revitalizar o meio ambiente da cidade, conhecida pelas suas paisagens verdes, bem como promover a valorização da causa ecológica e da preservação do meio ambiente, ajudando a conscientizar alunos e comunidade para o aquecimento global.

PASSOS

O processo conta com vários passos. Primeiro, é realizada a limpeza da calçada, depois é feito um “corte” adequado no concreto e a perfuração do solo, para inserção das mudas. Por fim, são colocados os protetores de madeira, para dar sustentação e segurança à muda, assegurando sua estabilidade no período inicial de crescimento, em que ela é mais frágil.

Os plantios são realizados com a presença dos alunos da unidade escolar beneficiada, junto de suas professoras e a equipe pedagógica das escolas. Depois do plantio, ficou acordado que cada sala terá que cuidar de uma árvore, garantindo seu crescimento saudável.

“É muito importante a conscientização de todos, inclusive das crianças, que são o futuro da cidade, do Estado e da nação. Porque temos que preservar e conservar o nosso meio ambiente hoje para termos um futuro melhor. Precisamos voltar nossa atenção ao meio ambiente todos os dias do ano”, disse o prefeito Leitinho.

Deixe um comentário