Geral
Sumaré foi alvo da fiscalização da operação ‘Pente Fino’ a fim de proteger consumidor

Ipem-SP identifica irregularidades no peso de produtos da ceia em Sumaré

Fiscalização foi deflagrada em estabelecimentos comerciais de grande, pequeno e médio porte e constatou que 14% dos produtos apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem; ação ocorreu entre 27 de novembro e 5 de dezembro

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou a operação “Pente Fino” para avaliar o peso de produtos destinados às ceias de Natal e Ano Novo em supermercados e padarias de pequeno, médio e grande porte, em Sumaré. A ação ocorreu no período de 27 de novembro a 5 de dezembro.

Em várias cidades paulistas, a operação analisou 220 produtos, entre aves, carnes típicas de fim de ano, cereais, pães, panetones, bolos, frutas in natura e secas. Dessas análises, 30 produtos (14%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem. O Ipem-SP destaca que as empresas autuadas têm um prazo de dez dias para apresentar defesa, e as multas, conforme a lei federal 9.933/99, podem atingir até R$ 1,5 milhão.

A cidade de Sumaré, junto com outras localidades, foi alvo da fiscalização da operação “Pente Fino”. O objetivo principal dessas ações é garantir a proteção ao consumidor, assegurando que as compras para as festividades de fim de ano sejam realizadas sem prejuízos.

No ano de 2022, durante a mesma operação, foram analisados 607 produtos, dos quais 37 (6%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem. A comparação desses dados destaca a importância das ações na identificação e correção de possíveis irregularidades.

Para auxiliar os consumidores, o Ipem-SP disponibiliza o Guia Prático de Consumo, que oferece dicas sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos e a utilização de balanças em estabelecimentos comerciais. O guia está disponível para download no site do Ipem-SP.

“A operação “Pente Fino” faz parte do compromisso contínuo do Ipem-SP em intensificar as fiscalizações para identificar e corrigir irregularidades, garantindo a transparência e a qualidade dos produtos disponíveis no mercado, especialmente durante as festividades de final de ano”, diz o órgão.

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.

Deixe um comentário