Geral
Zezé Gomes: prefeito anuncia unidade básica para cuidar da saúde dos animais

Hortolândia terá Unidade Básica de Saúde Animal, anuncia prefeito Zezé

Novo serviço deve começar a funcionar no próximo ano, na Chácara Recreio 2000, onde está localizado o DPBEA

Beth Soares | Tribuna Liberal

Toda vez que as cachorras Boni e Amora ficam doentes é um problema para a tutora Maria Leonilda Santos, 48 anos, moradora do Jd. Nova América, em Hortolândia. Sem condições financeiras para pagar consultas com médico veterinário e arcar com os tratamentos, ela recorre a cuidados caseiros em busca do bem-estar das cadelas. 

A diarista recebeu com alegria o anúncio da implantação de uma Unidade Básica de Saúde Animal feito pelo prefeito Zezé Gomes. Segundo o prefeito, a previsão é que o novo serviço comece a funcionar no ano que vem, na Chácara Recreio 2000, onde está localizado o DPBEA(Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal).

Apaixonada por animais, Maria conta que pegou as duas cachorras na rua, em condições de maus-tratos. Amora está com nódulos nas mamas e precisa de cirurgia, intervenção que custa cerca de R$ 1 mil, e a tutora não tem condição de bancar. 

Amora: cachorra da diarista Maria Leonilda precisa de cirurgia e tutora não tem condição de pagar

“Uma unidade de saúde animal com atendimento gratuito é o sonho de todas as pessoas que gostam de animais e não têm dinheiro para pagar consultas com veterinário. Às vezes, a gente até se esforça e trabalha um dia pra pagar a consulta, mas, não adianta, porque depois vem o tratamento e é muito caro. Costumo valorizar políticos que defendem os animais, empenhados em implantar serviços públicos para animais de famílias pobres”, afirma a diarista, que também tem dois gatos de estimação.

De acordo com o prefeito, quando estiver em funcionamento, a UBS Animal de Hortolândia oferecerá consultas gratuitas com médico veterinário, vacinação, avaliação para castração e exames laboratoriais. “Na UBS animal, vamos ter aparelhos de raio-x, tudo certinho, para cuidar da saúde dos nossos bichinhos... Vamos ter lá os médicos veterinários para atender, examinar, clinicar, medicar... Nós precisamos cuidar da saúde animal, assim como cuidamos das pessoas”, destacou o prefeito Zezé Gomes durante entrevista em uma rádio da cidade.

Para implantar a UBS Animal, a Prefeitura afirma que utilizará recursos financeiros próprios, dos governos estadual e federal. A Administração não informou quanto será investido na instalação da unidade. Atualmente, Hortolândia tem uma população estimada em 59 mil cães e 14 mil gatos, conforme reportagem publicada pelo Tribuna Liberal em agosto deste ano.

A UBS Animal será coordenada pelo DPBEA, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O local já oferece atendimento clínico a animais cujos tutores solicitam ajuda do órgão. Zezé Gomes também informou que, em 2024, a Prefeitura pretende dobrar a oferta de cirurgias para castração de cães e gatos. Neste semestre, cerca de 1,5 mil procedimentos foram realizados.

Com a UBS Animal, o prefeito fortalece as ações realizadas pelo DPEBEA em favor dos pets de famílias de baixa renda. O Departamento tem a função de desenvolver ações de controle e identificação da população animal, resgatar animais em situação de vulnerabilidade, promover programas de adoção de cães e gatos, averiguar e orientar denúncias de maus-tratos. Também ficam a cargo do órgão ações de educação ambiental específicas para proteção e bem-estar animal, além de atendimento veterinário gratuito.

Desde 2019, o município conta com um veículo climatizado e todo estruturado para recolher animais abandonados ou em situação de sofrimento, uma espécie de Samu animal. Segundo a Prefeitura, o serviço funciona 24h, diariamente, e pode ser solicitado pelo telefone 3897-3312.

PARQUES GARANTEM RECREAÇÃO A PETS

Agora, Hortolândia também conta com espaços de recreação exclusivos para cães, chamados de ParCão, que funcionam no Observatório Ambiental Parque Escola, no Jd. Santa Clara do Lago (antigo Creape), e outro no Parque Socioambiental GM Alexandre Roberto Fernandes dos Reis, que fica ao lado do condomínio residencial Green Park.

O município implantou o Banco de Ração, um programa que arrecada e distribui ração para entidades, protetores de animais independentes e famílias em situação de vulnerabilidade social que possuem bichos domésticos.

Além disso, a Prefeitura realiza o Hortopet, um dia de ações de cuidado com os animais como banho, tosa, vacinação contra raiva e orientação veterinária aos tutores. O evento, que está na quinta edição, já é tradição na cidade.   

EM PARCERIA COM O SETOR PRIVADO,  NOVA ODESSA CONSTRÓI AMBULATÓRIO VETERINÁRIO

Em Nova Odessa, a Prefeitura constrói o ambulatório veterinário que atenderá, exclusivamente, animais de tutores de baixa renda. O futuro DBEA (Departamento de Bem-Estar Animal) funcionará na Avenida Brasil, no Parque Fabrício, segundo informações do portal de notícias da Prefeitura. Para realizar a obra, o prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho, buscou apoio da iniciativa privada.

O Bem-Estar Animal de Nova Odessa também atenderá casos de emergência envolvendo animais acidentados em vias públicas ou bichos silvestres resgatados ou capturados. O projeto arquitetônico, criado pela Prefeitura, prevê consultórios, centro cirúrgico, pós-operatório e ambulatório, distribuídos em 385 metros quadrados de área construída. O DBEA será vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Obra do futuro Departamento de Bem-Estar Animal de Nova Odessa com ambulatório

A obra foi viabilizada por Leitinho junto a empreendedores locais como contrapartida ao município pela implantação de um novo condomínio horizontal de casas de alto padrão. O investimento é de R$ 1,2 milhão. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final deste ano.

“É um sonho de criança, um sonho de meus quatro mandatos como vereador, que está começando a se tornar realidade aqui no nosso município: a implantação de um Departamento de Bem-Estar Animal, principalmente para aquelas famílias que não têm condições de pagar por um atendimento veterinário”, afirmou o prefeito.

Médico veterinário, Leitinho teve papel importante na implantação, em 2019, do Dembeas (Departamento Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal) da Prefeitura de Sumaré, onde é servidor de carreira.     

Deixe um comentário