Geral
Diretora de TI, Rúbia Mara, representou Prefeitura na entrega do prêmio – Foto: Divulgação

Hortolândia recebe prêmio em evento de Geointeligência aplicada à gestão pública

Prefeitura foi uma das seis premiadas no evento, que reuniu 60 municípios brasileiros; premiação foi entregue por desenvolvimento de plataforma digital de aprovação de projetos

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Hortolândia recebeu recentemente o prêmio “Inteligência Municipal”, concedido pela empresa de geointeligência Geo Pixel em parceria com o Instituto Smart City Business América. A premiação aconteceu no Parque Tecnológico de São José dos Campos, durante a 2ª edição do evento “Eu Geopixel”.

Entre prefeitos, secretários e diretores departamentais, 500 gestores municipais, representantes de 60 cidades brasileiras participaram do evento que teve por objetivo discutir o uso da geotecnologia como ferramenta estratégica na melhoria da gestão e dos serviços públicos municipais. Durante o encontro, palestrantes expuseram benefícios na adoção da geotecnologia pela Administração Pública Municipal. A tecnologia permite, entre outras inovações, o georreferenciamento e a otimização na coleta de dados, recursos que têm impacto direto na gestão de informações, organização de documentos e controle de matrículas em serviços públicos prestados à população.

A Prefeitura de Hortolândia recebeu o prêmio pelo desenvolvimento de plataformas que viabilizam a execução de aprovações de projetos de obras e a concessão do “Habite-se”, documento relacionado à liberação de imóveis, de maneira totalmente digital. O projeto integra as ações do município na adesão à cultura do “Papel Zero”, projeto estratégico que visa desburocratizar o atendimento dos serviços públicos por meio do desenvolvimento de canais digitais, como explica o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes (PL).

“Ao tornarmos 100% digital e on-line a análise e a aprovação de projetos de obras e Habite-se com eficiência e agilidade, damos um passo à frente na prestação desse serviço. Isso colabora, com certeza, para o fim da burocracia e traz ganhos impactantes ao meio ambiente. Duas situações que têm o bem-estar do cidadão como foco principal. Estou feliz em já colher os frutos de um trabalho de planejamento que realizamos nos últimos anos. E, também, satisfeito por melhorar as condições de trabalho de nossos servidores públicos e, ao mesmo tempo, atender às expectativas do povo de nossa cidade”, comenta Zezé Gomes. Desde que foi inaugurada, a plataforma digital registrou, nos três primeiros meses, mais de 20.000 acessos, desburocratizando o atendimento de 700 processos.

Desburocratização que reduziu o prazo de aprovação de projetos de construção, reformas, ampliação ou, até mesmo, demolição de imóveis de 90 para 45 dias, como avalia a diretora do Departamento de Tecnologia da Informação, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Rúbia Mara Rossi Ferreira. 

“Nós utilizamos uma ferramenta de aprovação de processos on-line. Esse processo era físico e trazia um desgaste muito grande aos responsáveis técnicos, engenheiros, arquitetos ou proprietários dos imóveis. A implantação dessa ferramenta de aprovação digital trouxe mais acessibilidade aos serviços de aprovação, além de garantir maior segurança ao processo com a integração e a autenticação dos usuários via o portal Gov.br. O usuário externo ganhou facilidade para acessar o serviço da Prefeitura. Essa ferramenta desburocratizou e tornou mais eficiente e eficaz a aprovação dos projetos”, afirma Rúbia Mara, representante da Prefeitura de Hortolândia na solenidade de entrega do prêmio.

Para o CEO e fundador da Geopixel, Fernando Leonardi, o encontro possibilitou aos gestores públicos o contato com produtos inovadores em georreferenciamento voltados às prefeituras e permitiu a exposição de casos de sucessos das cidades. “Para nós, realizar esse evento é uma alegria muito grande, porque muitos municípios já enxergaram o poder e a capacidade que as ferramentas de geoprocessamento têm de promover ganhos administrativos quando associadas a plataformas e ferramentas de gestão para tomadas de decisão em diversas secretarias, sejam elas finanças, meio ambiente, habitação, planejamento, entre outras”, completa.

Em maio deste ano, o município recebeu o prêmio “InovaCidade”, durante a realização do congresso “Smart City Business Brazil”. Além disso, Hortolândia figura entre as 100 cidades mais inteligentes e sustentáveis do país, de acordo com o estudo da Urban Systems, empresa especializada na consultoria e planejamento econômico e urbano das cidades.

Deixe um comentário