Geral
Garrafas pet vão ornamentar a cidade durante Natal e devem ser levadas já higienizadas

Hortolândia inicia arrecadação de 5 mil garrafas pet para ‘Natal Sustentável’

Iniciativa visa realizar coleta para produzir enfeites decorativos e promover sustentabilidade durante as festividades natalinas deste ano; mobilização vai começar na próxima segunda

Da Redação | Tribuna Liberal

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Hortolândia promove uma ação para a confecção de enfeites destinados ao evento “Natal Sustentável” no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang. A partir da próxima segunda-feira (14) até 3 de novembro, caixas de coleta serão disponibilizadas em diversos espaços públicos da cidade. A meta é arrecadar aproximadamente 5 mil garrafas pet.

O principal propósito da iniciativa é ainda ornamentar o tradicional evento natalino, mas também encaminhar o material coletado à cooperativa local de reciclagem, a COOPERUNI (Cooperativa de Produção de Higiene e Limpeza).

Além do aspecto estético, a campanha possui um caráter ambiental importante, pois evita o descarte inadequado desses materiais na natureza, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável solicita que as garrafas pet sejam levadas já higienizadas, preferencialmente de 1,5 ou 2 litros. “Essa iniciativa não somente contribui para o embelezamento das festividades natalinas, mas também ressalta o compromisso do município com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, informou o Executivo.

Planejamento

A edição deste ano do Natal Sustentável, realizado no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, já começou a ser pensada por equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em janeiro. Durante o desmonte dos materiais utilizados no ano passado, parte das peças decorativas foram guardadas no próprio parque e outros utensílios foram para a Fazenda Gazzetta. Quase todo o material será reutilizado na sétima edição do evento, no final deste ano. O que não puder ser reaproveitado para a montagem da festa, será reciclado pela Cooperativa Águia de Ouro.

“Este desmonte é feito com todo o cuidado para o reuso destes materiais. Podemos dizer que ao terminarmos a Festa já começamos a preparar o evento seguinte. A Festa tem se tornado referência na região a ponto de virar pauta de diversos veículos de comunicação. A escolha do local tem tudo a ver com o tema já que o Parque Socioambiental Irmã Dorothy, recuperado a partir de 2005, é um símbolo ambiental de Hortolândia. A escolha e a reutilização dos materiais aliam toda a ideia de desenvolver uma festa popular com sustentabilidade”, segundo o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues.

A decoração do ano passado teve a implantação de um corredor de guarda-chuvas coloridos dando um novo “ar” ao evento. Foram cerca de 300 unidades e, neste ano, 93% deles serão usados novamente para a decoração.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os enfeites natalinos e as estruturas móveis (anjos, árvores, estrelas e arcos) terão 70% de reaproveitamento para a sétima edição.

PONTOS DE COLETA

- Paço Municipal “Palácio das Águas”: rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro

- Complexo Poliesportivo Nelson Cancian: rua João Barreto da Silva, 505, Jardim Nova Hortolândia

- Fazenda Gazzetta: rua Pedrina Oliveira da Cunha, 275, Jardim Terras de Santo Antonio

- HORTOFÁCIL: rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco

- Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE): rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago

- Sede da Guarda Municipal: rua Odenir Padovani, 260, Residencial Maria de Lourdes

- Câmara Municipal: rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel

- Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang: rua Manoel Antonio da Silva, s/nº-Jardim Nossa Senhora de Fátima

Deixe um comentário