Geral
As aulas terão início a partir de 22 de janeiro deste ano, segundo o Fundo Social de Solidariedade

Hortolândia abre inscrição para curso voltado à indústria automobilística

Em projeto do Fundo Social, alunos poderão se inscrever nos cursos de Inspetor de Qualidade, Ferramentas de Qualidade e Processos Produtivos na Indústria Automobilística

Da Redação | Tribuna Liberal

O ano de 2024 já oferece oportunidades para quem deseja se qualificar profissionalmente em Hortolândia. Isso porque o Fundo Social de Solidariedade, órgão vinculado à Secretaria de Governo, abriu as inscrições para três cursos gratuitos. Ofertadas em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), as formações profissionalizantes abrangem as áreas de Inspetor de Qualidade, Ferramentas de Qualidade e Processos Produtivos na Indústria Automobilística. As aulas terão início a partir de 22 de janeiro. Já as inscrições poderão ser efetivadas presencialmente na sede do Fundo Social, pelo WhatsApp ou por meio de formulário online.

INSPETOR DE QUALIDADE

Voltado para jovens e adultos com 16 anos ou mais que tenham concluído o Ensino Fundamental, o curso de Inspetor de Qualidade será ministrado de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h. Com uma carga total de 160 horas, a formação tem previsão de encerramento no dia 9 de abril deste ano. Para se inscrever no curso, os interessados devem enviar a documentação necessária pelo WhatsApp do Fundo Social no número (19) 99979-8763 ou por meio de um formulário online. As aulas serão realizadas na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na rua Waldiva Fernandes Duarte, 59, no Jd. Sumarezinho.

O curso de Inspetor de Qualidade tem por objetivo desenvolver competências relativas à condução e realização de inspeções de peças e conjuntos mecânicos por meio de medições dimensionais e geométricas em todas as etapas do processo de fabricação. O conteúdo programático da formação inclui temas como controle de qualidade, métodos de inspeção, ações corretivas, utilização de instrumentos de medição e de ferramentas de qualidade, seguindo as normas de saúde, segurança, técnicas e ambientais.

FERRAMENTAS DE QUALIDADE

Com carga horária total de 36 horas, o curso de Ferramentas de Qualidade também é voltado a jovens e adultos com 16 anos ou mais que tenham concluído o Ensino Fundamental. As aulas terão início no dia 22 de janeiro e término no dia 2 de fevereiro. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As inscrições serão aceitas pelo WhatsApp do Fundo Social, no número (19) 99979-8763, ou por meio do formulário online.

Durante o curso de Ferramentas de Qualidade, os alunos desenvolverão conhecimentos sobre qualidade e seus conceitos, de acordo com as normas técnicas. O conteúdo programático contempla assuntos como origem, conceitos e definições das ferramentas de qualidade, brainstorming, fluxograma, histograma, gráfico de pareto, diagrama de dispersão e de causa e efeito. Os alunos também aprenderão técnicas para planejar, executar, checar e agir, assim como estarão aptos para escolher ferramentas de acordo com os problemas identificados e elaborar listas de verificação e de estratificação, levantamento de dados estatísticos e análise de causa raiz.

INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

O curso de Processos Produtivos na Indústria Automobilística inicia a formação da terceira turma. Desta vez, serão ofertadas 20 vagas para jovens e adultos com 18 anos ou mais que tenham concluído o Ensino Médio. O curso, que tem uma carga horária total de 100 horas, terá início no dia 22 de janeiro e conclusão no dia 22 de fevereiro. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no Senai de Sumaré, localizado na avenida Rebouças, 3965, no Jd. São Carlos. As inscrições para este curso deverão ser efetivadas exclusivamente na sede do Fundo Social, localizada na rua José Athanázio Bueno, 260, no Jd. Santana.

A formação profissionalizante em Processos Produtivos na Indústria Automobilística busca desenvolver competências relativas à execução de processos operacionais, como interpretação de folhas de processo, preenchimento de relatórios técnicos, inspeção da dimensão de produtos semiacabados e acabados e métodos de armazenagem de acordo com as normas técnicas ambientais, de saúde, segurança e qualidade. Os alunos aprenderão a medir peças utilizando escala e paquímetro, a utilizar gabaritos e calibradores de folga para verificação de medidas e folgas e a interpretar a estrutura funcional de uma indústria automotiva e seus principais processos produtivos, tendo em vista a compreensão do fluxo de produção. Todos os cursos profissionalizantes disponibilizam certificado de conclusão.

Deixe um comentário