Geral
Durante a campanha, tutores serão orientados sobre guarda responsável e abandono de animais

Hortolândia abre inscrição para castração de cães e gatos nesta segunda-feira, às 8h30

Serão castrados 789 animais em três dias, com cirurgias agendadas pelo site da prefeitura; assim que esse número for atingido, os cadastros serão encerrados

Da Redação|Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia abrirá inscrição para castração de cães e gatos a partir da próxima segunda-feira (12), às 8h30. A castração pode ser agendada para ocorrer na quarta, quinta e sexta-feira, dias 14, 15 e 16 de dezembro.

Para fazer a inscrição na campanha de castração, os tutores deverão acessar o site da prefeitura (http://www2.hortolandia.sp.gov.br/). Os donos dos pets devem morar na cidade e ter o Cartão Cidadão. De acordo com o DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, serão castrados 789 animais. Assim que esse número for atingido, as inscrições serão encerradas.

O horário que iniciará a campanha será sempre das 8h às 13h, e o primeiro dia será na quarta-feira (14) no DPBEA, localizado na Rua Athanásio Gigo, 60, Chácara Recreio 2000. Neste dia, serão castrados 200 pets. Na quinta-feira (15), mais 200 animaizinhos serão castrados, e na sexta-feira (16), 189 pets. No sábado (17), também haverá castração, mas o DPBEA informa que as inscrições para esse dia já estão fechadas, uma vez que o órgão realizou ação casa a casa com tutores de animais que moram na região.

Ainda durante a campanha, o Núcleo de Educação Ambiental, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, fará ação de orientação com os tutores sobre os temas guarda responsável e abandono de animais.

De acordo com o diretor do órgão, Vanderlei Fernando de Azevedo, para a castração, os tutores deverão deixar os animais quatro a oito horas em jejum de água e alimento. “Os felinos serão os primeiros a serem castrados por terem um temperamento mais sensível. Por isso, eles são castrados primeiro. Já os cães, por serem mais resistentes, são castrados depois”, ressalta Azevedo.

O diretor salienta que a castração é uma importante medida preventiva para a saúde dos pets, pois evita que eles tenham doenças. A castração também evita que o animal tenha crias que, porventura, o tutor não possa cuidar, evitando assim o abandono de animais. O diretor lembra que o abandono de animais é considerado crime.

Deixe um comentário