Geral
Hortolândia soma 11,3 mil motoristas ‘inexperientes’ nas ruas e avenidas

Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Paulínia têm 23,1 mil novos motoristas

Sumaré é superada no número de novos condutores considerando a soma dos outros quatro municípios da região; engenheiro defende que cidades planejem segurança viária

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Um levantamento do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) revela que as cidades de Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Paulínia totalizaram 23.169 novos motoristas em 2023, representando um incremento de 9,6% no cenário automobilístico da região. Essa soma supera o número de novos motoristas em Sumaré, que registrou pouco mais de 15 mil condutores ano passado e a cidade da região com mais motoristas “inexperientes” nas ruas.

Entre as quatro cidades, Hortolândia desponta como a que mais contribuiu para esse aumento, com um expressivo contingente de 11,3 mil novos motoristas. Esse número reflete não apenas o crescimento demográfico da cidade, mas também a busca por mobilidade e independência por parte dos habitantes.

Monte Mor fica atrás, adicionando 3,5 mil condutores às ruas locais. O município, conhecido por sua “atmosfera tranquila”, acompanha a tendência de aumento na demanda por habilitações de condução.

Nova Odessa e Paulínia também contribuíram para essa estatística, com 2,8 mil e 5,3 mil novos motoristas, respectivamente. Essas cidades, com características urbanas e industriais marcantes, refletem a necessidade crescente de mobilidade em meio a um cenário dinâmico.

Esse aumento expressivo no número de novos condutores pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo a expansão urbana, o desenvolvimento econômico e, possivelmente, os reflexos da pandemia, que têm impulsionado a procura por meios de transporte individual.

Os dados fornecidos pelo Detran-SP evidenciam a crescente presença de novos motoristas nas ruas, mas também sinalizam a importância de políticas públicas e investimentos em infraestrutura viária para atender a essa demanda em constante evolução.

“Com o aumento do número de condutores, é crucial que as cidades invistam em iniciativas que promovam a segurança no trânsito, conscientização sobre a responsabilidade ao volante e melhorias na infraestrutura viária para garantir uma convivência harmoniosa entre os veículos e os demais modos de transporte. Os desdobramentos desse aumento no contingente de motoristas certamente influenciarão a dinâmica urbana dessas quatro cidades, promovendo desafios e oportunidades que exigirão uma abordagem proativa por parte das autoridades e da comunidade local”, afirma o engenheiro Rafael Parizotto.

SUMARÉ

Em Sumaré, circulam pelas ruas 15.444 motoristas que tiraram a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em 2023. O município, que é o mais populoso da microrregião, já conta com 143.943 condutores. O volume de novos motoristas da cidade corresponde, em apenas um ano, a 10% de todos os condutores já existentes na cidade.

Segundo especialistas de trânsito, esse número de novos motoristas reflete o crescimento populacional da cidade, bem como o interesse crescente dos moradores e especialmente jovens em se habilitar para conduzir veículos. Com a expansão urbana, a disponibilidade de empregos e a procura por maior qualidade de vida, as pessoas têm buscado mais a obtenção da CNH, segundo analistas.

Deixe um comentário