Geral
Encontro de radioamadores aconteceu no Recinto da Feira Livre do Centro

Grupo de Nova Odessa promove 4º Encontro de Radioamadores

Da Redação | Tribuna Liberal

O Greno (Grupo de Rádio Emergência de Nova Odessa) promoveu no fim de semana o 4º Encontro de Radioamadores do município. O evento, que aconteceu no Recinto da Feira Livre do Centro, na rua Anchieta, contou com aproximadamente 120 participantes, de 15 cidades – entre elas Osasco e Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Além da troca de experiências, a ocasião reservou ainda muito bate-papo referente à radiocomunicação, como desempenho e desenvolvimento de antenas e rádios etc.

“Também tivemos exposição, compra e venda de equipamentos referentes à radiocomunicação em geral. E, claro, a gratidão de reencontrar antigos amigos radioamadores, alguns das décadas de 70 e 80, além dos novatos. Foi muito gratificante recordar fatos e contatos com outros países feitos no passado”, disse um dos membros do Greno, o guarda-civil municipal Osair Camargo.

Para o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Wilians Vanag, além do foco lazer, no encontro foi discutida a possibilidade dos radioamadores de Nova Odessa e região se inscreverem na REER (Rede Estadual de Emergência de Radioamadores de São Paulo), visando prestar eventual apoio na Comunicação com Rádios durante situações de emergência, principalmente quando os cabos de energia elétrica ou comunicação via sinal de internet ficam fora de serviço devido à algum desastre natural ou provocado pelo homem.

Vanag está se habilitando agora para integrar ao grupo. “Conversamos com o Tadeu Fernando Del Porto Junior, que é o Coordenador Regional da REER (REDPDEC – 1/5 – Campinas), ressaltando que em Nova Odessa o Greno e a Defesa Civil estão juntos e integrados em suas ações em benefício da população”, disse coordenador.

Também participaram do encontro os radioperadores Silvio José Sachetti (PU2XUB), Adriano Oliveira Gonçalves (PU2KPO) e Valdemir José Martins (PU2WJM), que fazem parte da REER. “É muito importante o uso do rádio amador em áreas que não têm acesso à rede de celular, como áreas remotas, onde ocorrem desastres ou tempestades e derrubam o fornecimento de energia elétrica ou a própria rede de telefonia móvel. O rádio funciona muito bem nesses casos, como aconteceu em São Sebastião”, explicou Vanag.

30 ANOS

O Greno (Grupo de Rádio Emergência de Nova Odessa) completa três décadas em junho deste ano. O grupo, que chegou a contar com 40 integrantes em meados de 1990, ficou desativado por um período e voltou à atividade em junho do ano passado, durante encontro no auditório do Paço Municipal.

“O Grupo ficou bem ativo até o início dos anos 2000, mas depois a maioria de seus integrantes foram parando de utilizar o rádio para se comunicar. Em maio do ano passado, durante conversas pelo rádio com antigos amigos que faziam parte do Greno e alguns novos entusiastas, tivemos a ideia de reativar o Grupo, o que foi bacana, porque desde então já tivemos quatro encontros e nossa intenção é fazê-lo a cada três meses”, explicou Camargo.

Ele cita a participação do grupo em diversos eventos da cidade, como eleições, campanhas de vacinação, Festas das Nações e passeios ciclísticos etc. Também auxiliou no socorro de caminhoneiros, vítimas de enchentes e acidentes de trânsito. “O radioamador vai além de hobby, pois tem grande utilidade pública, assim como aconteceu no início do ano passado, com as enchentes de São Sebastião”, explica.

Atualmente, o Greno tem 14 radioamadores no município e outros 15 participantes das cidades vizinhas de Americana, Santa Bárbara, Sumaré e Hortolândia. Para integrar o Greno é necessário adquirir um rádio amador para se habilitar, seja móvel (para carro) ou estação base (com antena externa e alta). “É fascinante o mundo do radioamadorismo, pois possibilita conversar em lugares inimagináveis. Eu, por exemplo, já falei com pessoas de 33 países, inclusive a Iugoslávia”, finaliza Camargo.

Deixe um comentário