Geral
Grupo fez doação de cadeiras de rodas nesta sexta-feira ao Hospital Estadual Sumaré

Grupo Escoteiro de Sumaré arrecada 182 milhões de lacres e troca por cadeiras de rodas

Cerca de 50,6 quilos de lacres de alumínio foram recolhidos durante a campanha; cadeiras adquiridas são destinadas ao Hospital Estadual Sumaré

Da Redação | Tribuna Liberal

O Grupo Escoteiro Yanomami 210-SP, de Sumaré, concluiu sua campanha anual de arrecadação de lacres de alumínio, reunindo 182 milhões de unidades, totalizando cerca de 50.620 quilos, só em 2023. Essa iniciativa, em parceria com jovens, voluntários e a comunidade, visa trocar os lacres por cadeiras de rodas, e beneficia o Hospital Estadual Sumaré. A entrega foi realizada nesta sexta-feira (8), na unidade estadual de saúde.

Fundado em 1989, o Grupo Escoteiro Yanomami é um ponto de união para crianças, jovens e adultos comprometidos em construir um mundo melhor através do Escotismo. Com aproximadamente 80 membros, o grupo realiza atividades aos sábados, promovendo valores como trabalho em equipe, autonomia e respeito.

Além de suas reuniões regulares, o grupo participa ativamente da comunidade, realizando campanhas solidárias e acampamentos que incentivam a autonomia e a convivência entre os participantes. O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. Se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional.

 Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento. Por meio da vivência nas Unidades Escoteiras Locais, os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes. “Por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, os jovens são engajados em construir um mundo mais justo e mais fraterno”, diz o grupo.

“É no grupo escoteiro que o Escotismo verdadeiramente acontece. Quem aplica as atividades, dinâmicas e ajuda os escoteiros são os adultos voluntários, conhecidos por escotistas. Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado nas seis áreas de desenvolvimento: físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter, com base nas características individuais de cada fase”, explica.

Sem fins lucrativos

O movimento foi fundado em 1907 por Lord Baden-Powell. Os Escoteiros do Brasil, criados em 1924, são uma associação sem fins lucrativos que promove a educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social. Reconhecidos como utilidade pública e instituição de educação extraescolar, contam com mais de 100 mil registrados em todo o país, incluindo 25 mil voluntários adultos.

 

 

Deixe um comentário