Geral
O vereador Clodoaldo, autor da indicação que deu origem ao Programa com Zezé Gomes e Maria dos Anjos

Gestantes recebem kit maternidade e cuidados durante e depois da gravidez

Por meio do Programa Cuidar, lançado nesta semana, a Prefeitura de Hortolândia oferece a mulheres ações integradas de saúde, assistência social, preparação para o mercado de trabalho e vaga em creche

Beth Soares|Tribuna Liberal

A cuidadora de idosos Marcia Pureza Domingos, 27 anos, está na 36ª semana de gestação. A imigrante de Angola (África), moradora do Jardim Novo Ângulo, em Hortolândia, é uma das 100 gestantes atendidas pelo Programa Cuidar lançado, nesta semana, pela Prefeitura. A futura mamãe levou para casa um kit maternidade com enxoval, banheira e produtos de higiene para o bebê. O programa, porém, promete mais que isso. A ação multidisciplinar combina atendimento integral à gestante e ao bebê durante toda a gestação e após o nascimento da criança.

Durante a gravidez, as mulheres atendidas pelo programa contam com atendimento médico e odontológico no pré-natal, além de assistência social em casos de vulnerabilidade social, orientação sobre a saúde e a maternidade, informa a Prefeitura. Após o nascimento do bebê, será garantida vaga em creche para que as mães possam trabalhar, ações de continuidade educacional da gestante e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Idealizado pela presidente do Funsol (Fundo Social de Hortolândia), Maria dos Anjos, o programa é desenvolvido em parceria com as secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico. “Esse programa conta com a participação de muitas mãos... O Fundo Social fará a identificação das gestantes, sendo um agente facilitador na interlocução entre as diversas secretarias participantes do programa. A partir dessa identificação, a gestante que procura a rede pública passa a contar com uma série de benefícios, garantindo uma assistência plena e com carinho”, assinala Maria dos Anjos.

“Cada secretaria terá um objetivo em específico, mas todos os trabalhos visam o bem-estar da mãezinha e do bebê. Nosso governo tem por objetivo cuidar de pessoas, desde a gestação até o nascimento. Da criança ao adolescente e do adulto ao idoso. Todas essas etapas da vida merecem ser acompanhadas e, por meio do programa Cuidar, faremos esse trabalho junto às gestantes e bebês”, destacou o prefeito Zezé Gomes durante o lançamento do programa.

INDICAÇÃO DÁ FRUTO

Em fevereiro do ano passado, o vereador Clodoaldo Santos Silva (MDB) sugeriu à Prefeitura, por meio da indicação nº 686/2021, a criação de um programa de combate à mortalidade infantil com desenvolvimento de ações de orientação sobre gravidez, acompanhamento do pré-natal e encaminhamento futuro das mulheres ao mercado de trabalho. De acordo com o autor da proposta, o Programa Cuidar é uma conquista para as gestantes de Hortolândia e uma ação de proteção à vida.

“Estou muito feliz em ter contribuído com a implantação desse programa e parabenizo o prefeito Zezé Gomes, a nossa primeira-dama Maria dos Anjos e todas as secretarias envolvidas no lançamento desse importante projeto que demonstra zelo, carinho, amor e cuidado com as mamães de nossa cidade que terão um atendimento ampliado e integrado”, valorizou o vereador.

Enxoval e produtos para bebês ajudam mulheres com dificuldade financeira

Gestantes atendidas pelo programa foram presenteadas com o kit maternidade composto por roupas para o bebê, toalha de banho, cobertor, fraldas descartáveis, itens de higiene, termômetro digital, mamadeira, banheira plástica, além de mochila para a mãe carregar os pertences do recém-nascido.

Os produtos chegaram em boa hora para a gestante Marcia Pureza Domingos, personagem que abre a reportagem, grávida de um menino. “Amei o kit. Veio bastante coisa que eu ainda não comprei por falta de dinheiro. Graças ao Programa Cuidar, agora tenho. Chegou na hora certa porque estou no final da gestação e ainda estava precisando de muita coisa”, valoriza a gestante.

Para Marcia, o programa vai garantir melhor condição de vida à mãe e ao bebê, com amplo apoio no âmbito da saúde, do pré-natal ao nascimento. “Além disso, auxiliará as mães que precisam trabalhar com a oferta de local adequado para o bebê ficar e apoio para conseguir emprego”, assinala.

A dona de casa Maiara Nunes Modesto Canguçu, moradora do Jardim Nova Hortolândia, também recebeu o kit maternidade. Maiara está grávida há 35 semanas e espera uma menina. “É de muita importância termos essa ajuda, ainda mais que estou desempregada”, disse Maiara.     

Orquestra Rock e Dinho Ouro Preto se apresentam juntos no Expo D. Pedro em prol do Boldrini

O Expo D. Pedro, o espaço para eventos do Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, será o palco, nesta terça-feira (1º), às 21h, do concerto “Orquestra Rock convida Dinho Ouro Preto”. O vocalista da banda Capital Inicial já se apresentou com a Orquestra Rock dentro e fora da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em outras oportunidades, sempre com enorme sucesso. A renda desse show presencial será 100% revertida ao Hospital Boldrini. Os ingressos estão disponíveis e podem ser adquiridos no site www.sympla.com.br.

Sob a batuta do maestro Martin Lazarov e direção artística de Luís Fernando Vasconcellos, o repertório dessa apresentação conjunta promete surpreender, pois foi desenhado sob medida para receber o band leader com grandes sucessos do Capital Inicial, como Primeiros Erros, Não Olhe pra Trás, À Sua Maneira¸ Eu Nunca Disse Adeus, Passageiro e muito mais.  Além desses e outros sucessos do rock nacional, a Orquestra Rock trará, ainda, sucessos internacionais imortalizados por bandas mundialmente conhecidas e reconhecidas, como Queen, Led Zeppelin, The Doors, Pink Floyd, Van Halen, Iron Maiden, Nirvana, ACDC, Deep Purple, Guns’n Roses, entre outros.

Formada por músicos que integram Sinfônicas de algumas cidades da região de Campinas e também da Unicamp, a Orquestra Rock tem seu perfil voltado para o estilo que conquistou o mundo a partir da década de 1950. De formação clássica, a Orquestra Rock reúne cordas, instrumentos de sopro de madeiras e metais, completada com naipe de saxofones e seção rítmica power, a qual inclui guitarra, baixo elétrico, piano, bateria e percussão popular.

Produzido por meio da produtora de projetos culturais Articular, o espetáculo é incentivado por meio de leis de incentivo à cultura e tem o patrocínio da Bosch e copatrocínio Dacarto, Foxconn, DHL, Castelo Alimentos, Sabic, Accord, Abase, Sakata, ABL, PadTec, Toledo do Brasil e CBP.

Deixe um comentário