Geral
Base de Nova Odessa terá 14 profissionais e vai funcionar na região mais populosa da cidade

Estado inaugura nesta quarta Corpo de Bombeiros de Sumaré e Nova Odessa

Prefeitura de Nova Odessa confirmou que prefeito Leitinho e governador Tarcísio de Freitas estarão juntos em cerimônia de entrega do prédio na avenida São Gonçalo; unidade de Sumaré fica no Santa Terezinha

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O Governo de São Paulo inaugura na manhã desta quarta-feira (05) as bases do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar em Sumaré e Nova Odessa. As cerimônias devem contar com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A Prefeitura de Nova Odessa informou que o governador estará na cidade junto ao prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho (PSD). Sumaré, por sua vez, não confirmou a presença de Tarcísio na inauguração.

A base de Sumaré fica na rua Cézar Moranza, na Vila Santa Terezinha, e foi intermediada pelo deputado estadual Dirceu Dalben em conjunto com o prefeito Luiz Dalben, ambos do Cidadania.

“A corporação fica na rua Cézar Moranza, no Jardim Santa Terezinha para atender todas as regiões da cidade. Sumaré já conta com Corpo de Bombeiros Municipal e os bombeiros estaduais vêm para contribuir ainda mais com as ações de segurança, proteção e resgate”, afirmou o deputado nas redes sociais.

A Prefeitura de Nova Odessa informou que o prefeito Leitinho e o governador Tarcísio inauguram nesta quarta a base local do Corpo de Bombeiros da PM. A inauguração é fruto de um convênio da Prefeitura com o Governo do Estado, negociado e formalizado entre 2021 e 2022 pelo prefeito Leitinho.

O novo “quartel” fica na avenida São Gonçalo, 2.303, altura dos Jardins Santa Rita e Alvorada. A cerimônia de inauguração da nova unidade é aberta ao público.

“O convênio dos Bombeiros foi negociado em 2021 e assinado em 2022, antes das eleições. Mas o governador Tarcísio deu continuidade a este projeto quando assumiu, assim como no caso da construção da nova Delegacia do município (em andamento na avenida Carlos Botelho, no Centro). Isso mostra a visão dele, de estadista, de alguém que está preocupado com o bem-estar do povo paulista, e não com questões políticas. Só temos a agradecer ao governador em nome da nossa população”, afirmou Leitinho.

A viabilização do Corpo de Bombeiros da PM em Nova Odessa era uma antiga pauta do então vereador Cláudio Schooder e do também vereador Professor Antonio Teixeira. Já no terceiro mês da atual gestão municipal, em março de 2021, o prefeito, secretários municipais e Professor Antonio reuniram-se pela primeira vez com representantes da corporação estadual para discutir a viabilidade do projeto.

As negociações junto ao órgão estadual continuaram nos meses seguintes e, em novembro daquele ano, o convênio foi assinado pelo prefeito, na presença do então comandante do 16º Grupamento de Bombeiros do Interior, coronel Harley Washington Ferreira, e do secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti. O convênio foi posteriormente assinado também pelos representantes da corporação e do Governo do Estado, no início de 2022.

Em setembro de 2022, o prefeito e o comando do Corpo de Bombeiros da PM confirmaram a escolha, locação e adaptação de um prédio comercial na avenida São Gonçalo, no “coração” da região mais populosa da cidade, para sediar a unidade local.

Desde então, o local vem recebendo adaptações e serviços complementares, como a construção de uma passagem exclusiva para as viaturas na própria avenida. Em maio deste ano, chegaram as viaturas zero quilômetro, e agora a unidade está pronta para entrar em operação.

O Estado está destinando para Nova Odessa, segundo o Plano de Trabalho que faz parte do convênio, um caminhão motobomba de última geração e uma unidade de resgate, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), equipamentos eletrônicos, sistemas e, principalmente, um efetivo de 14 profissionais militares, cujos salários e benefícios também vão ser pagos pelo Estado. Já a Prefeitura arca com os custos mensais da base, como aluguel, água, luz, telefone e alimentação.

Atualmente, Nova Odessa conta com um grupo de bombeiros voluntários, com equipes para resgate e remoção de feridos leves (tais moradores foram convidados a serem voluntários também do próprio Corpo de Bombeiros da PM na cidade). Casos mais graves, no entanto, demandavam até então o acionamento da corporação estadual, cujas unidades mais próximas ficam sediadas em Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

INTERNET EM SUMARÉ

A provedora de internet Desktop, com sede em Sumaré, vai oficializar durante a inauguração da unidade do Corpo de Bombeiros na cidade o fornecimento gratuito de banda larga para o local.

Para o Comandante do Pelotão de Bombeiros de Sumaré, o 1° Tenente PM Antonio Carlos Brustolin Junior, este é um momento histórico para a cidade que, a partir do convênio com o governo estadual, agora passa a ter uma infraestrutura adequada, com viaturas e efetivo, para o atendimento de emergências para os 280 mil habitantes da cidade. Sobre a gratuidade no fornecimento de internet, o comandante ressalta a importância. “Hoje, as ferramentas e aplicativos usados pelo Corpo de Bombeiros usam a internet. Ter uma banda larga de qualidade é fundamental porque cada segundo é precioso numa ocorrência”, disse.

 Segundo o tenente, a banda larga será fundamental para efetivar a comunicação rápida com a Central do Corpo de Bombeiros, localizada em Campinas, que recebe as ligações do 193 e distribui para as unidades. O

“Ajudar a comunidade do entorno de nossas operações é um compromisso da Desktop desde a fundação da empresa. Nossa decisão de apoiar o Corpo de Bombeiros de Sumaré é uma forma de retribuir o importante trabalho que estes honrados cidadãos prestam à comunidade. E tem um apelo especial apoiar uma instituição na cidade que nos acolhe e nos viu crescer”, destaca Denio Alves Lindo, CEO da Desktop.  A provedora de internet nasceu em Sumaré há 26 anos.

Deixe um comentário