Geral
Manifestantes afirmam que prefeito não atendeu moradores e saiu pelos fundos da Prefeitura

Em protesto, moradores de Monte Mor reivindicam ‘valor justo’ para IPTU

Alta excessiva de imposto, unidades de saúde inacabadas e ruas esburacadas deram a tônica do ato realizado em frente à Prefeitura nesta quinta-feira

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Moradores de Monte Mor se reuniram em frente à Prefeitura Municipal na tarde desta quinta-feira (7) e protestaram contra o recente aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que chegou a 200% na cidade, conforme revelou o Tribuna Liberal. Unidades de saúde com as obras paradas, ruas esburacadas e falta de infraestrutura em bairros foram os motivos da manifestação.

Munidos de cartazes, manifestando palavras de ordem, moradores chamaram a atenção do prefeito Edivaldo Brischi (PSD), de assessores e secretários para a necessidade de reconsiderar a decisão que impacta diretamente seus bolsos e reduzir o valor do IPTU. Moradores afirmaram que “querem um valor justo” para o imposto. O aumento do IPTU gerou uma onda de insatisfação na cidade. Os manifestantes destacaram que a elevação das taxas representa um ônus significativo para as famílias locais, especialmente em um momento em que a economia enfrenta desafios.

Um grupo de aproximadamente 50 moradores afirmou ter convidado o prefeito Edivaldo Brischi para uma conversa sobre o assunto. No entanto, o prefeito não compareceu, causando frustração entre os manifestantes.

“Esse manifesto é para falar do aumento do IPTU, mas também toda uma série de problemáticas que a gente vem vivenciando na cidade. Tudo, tudo. Problemas na saúde, problemas na educação, problemas com falta de professor especial. Enfim, nossa cidade realmente está abandonada”, disparou Priscila Brandão, uma das organizadoras da manifestação e moradora do Jardim Paviotti.

Entre os cartazes estavam escritas frases criticando a alta do IPTU e que os bairros “São Domingo e São Gabriel precisam de UBS”. “É um postinho desde 2016 que está lá, entrou a nova gestão, prometeu e até hoje não nos devolveu essa UBS, na verdade ela não chegou nem a ser terminada, então assim, você conta de 2016 mais ou menos, em 2020 ela ainda estava em fase de acabamento e depois de lá estagnou, ninguém mexeu nada, então São Domingo, São Gabriel precisam da UBS, chega de buracos na rua, o IPTU está caro, o IPTU é abusivo, os postos precisam de remédio, precisamos de escolas”, afirma Andrea da Silva Alessandri, outra organizadora e do Jardim São Domingos.

“Foi um ato pacífico da própria população cobrando porque no IPTU se fala que esse aumento é também para a conservação de vias, para a saúde, para a educação, para a segurança, taxa de lixo e isso a cidade não tem nos ofertado, no meu bairro nós não temos um posto de saúde, a gente anda quilômetros para chegar até o próximo bairro que tem uma UBS, a gente está sem professores, tem aluno em casa”, completa.

A moradora relatou ainda que os manifestantes deram “poder de voz ao prefeito, aos secretários, a qualquer pessoa que pudesse representá-lo, mas ninguém saiu de dentro da Prefeitura”. “Prefeito só saiu mesmo no fim, quando já estávamos terminando, pelo fundo”, disse. A Prefeitura de Monte Mor não comentou o protesto.

Deixe um comentário