Geral
Reuniões temáticas de elaboração no novo Plano Diretor foram realizadas no decorrer da última semana

Em fase de revisão, Nova Odessa realiza Oficinas Temáticas do novo Plano Diretor Sustentável

Atividades foram realizadas para garantir maior participação popular, colher novas propostas e discutir temas pertinentes ao projeto junto aos especialistas em cada área

Além das três audiências públicas realizadas no final de julho, a 3ª etapa do processo de revisão do Plano Diretor Sustentável de Nova Odessa contou com mais seis Oficinas Temáticas, realizadas ao longo da última semana com representantes da sociedade civil organizada e do próprio Poder Público. Os encontros foram realizados pela Secretaria Municipal de Obras, Projetos e Planejamento nos dias 15, 16 e 18, sempre em dois horários, no Paço Municipal.

Com o slogan “A Cidade Que Se Quer”, o PDSNO (Plano Diretor Sustentável de Nova Odessa) se encontra em fase de revisão, ou seja, de elaboração das propostas, pactuação das prioridades e construção dos objetivos.

A intenção das Oficinas Temáticas foi exatamente garantir a maior participação popular possível, colher novas propostas e discutir os variados temas pertinentes ao Plano Diretor junto aos especialistas em cada área.

O processo metodológico na elaboração da revisão do Plano já passou pela etapa do diagnóstico, na qual buscou-se o conhecimento da realidade municipal, fazendo levantamentos e consultas junto às secretarias municipais e reuniões com entidades, comunidades e escutação popular através do hotsite www.novaodessa.sp.gov.br/plano-diretor/.

“Cada etapa das reuniões define os instrumentos a serem implementados para a consecução dos objetivos e prioridades do Plano. A prefeitura está revisando o Plano Diretor, que é a lei municipal que estabelece as regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento social, físico, econômico e administrativo, visando mais qualidade de vida à população, além da preservação e da conservação dos recursos naturais”, comentou a secretária municipal de Obras e responsável pela apresentação do Plano, Miriam Cecília Lara Netto.

A minuta inicial do Projeto de Lei do Plano Diretor já se encontra disponível para apreciação popular também no hotsite. “A gestão do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, pretende com a revisão estabelecer o PDSNO. O que se busca é uma cidade ambientalmente equilibrada, sustentável, estruturada e justa a toda a população e que represente essa comunidade nos próximos 20 anos”, disse Miriam.

TERCEIRA ETAPA

As três audiências públicas da 3ª etapa do PDSNO, também abertas à população, ocorreram nos dias 26, 27 e 28 de julho, na EMEFEI Simão Welsh, no Plenário da Câmara Municipal e no Auditório do Paço Municipal, respectivamente. As audiências públicas tiveram cunho consultivo e as manifestações recebidas subsidiam a finalização do Anteprojeto de Lei a ser encaminhado à Câmara de Vereadores.

Elas são realizadas após o término de cada fase, com o objetivo de implementar o debate e a participação dos cidadãos, a fim de que se conscientizem sobre a importância do engajamento na busca por soluções de melhorias no espaço urbano em que habitam.

O novo Plano Diretor visa “organizar e direcionar as políticas de desenvolvimento, para que a cidade possa crescer de forma sustentável e se desenvolver, aumentando a qualidade de vida dos cidadãos novaodessenses”. O Plano tem 5 eixos: ordenamento territorial, habitação, meio ambiente, mobilidade e desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário