Geral
Presidente do Consimares, Mauricio Baroni, e superintendente, Mimo Ravagnani, participam do Fórum

Consimares participa de Encontro Nacional de Consórcios em Brasília

Evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios permite que gestores aprimorem conhecimentos e troquem experiências do setor

Da Redação | Tribuna Liberal

O presidente do Consimares (Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), Mauricio Baroni, participa do Encontro do Fórum Nacional de Consórcios Intermunicipais, realizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), em Brasília. O evento começou nesta quarta-feira (13) e vai até esta quinta (14). Baroni está acompanhado do superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani.

De acordo com a CNM, um dos objetivos do Fórum é apresentar a atuação da Confederação no tema da cooperação intermunicipal para os prefeitos que exercem a função de presidentes de consórcios, gestores públicos de municípios consorciados e secretários executivos dessas entidades.

O encontro também tem a função de ser um espaço de interlocução, discussão e troca de experiências sobre temas afins visando o fortalecimento da ação consorciada em âmbito nacional. Dentre os temas discutidos durante o Fórum estão “A nova lei de licitações e os reflexos para os consórcios públicos”, “Como os municípios podem tirar o máximo de proveito dos consórcios públicos” e gestão eficiente dos consórcios públicos.

“Esse encontro promovido pela CNM é uma ótima oportunidade para adquirir novos conhecimentos sobre os consórcios públicos e trocar experiências com representantes de outros consórcios do Brasil. Prezamos pelo trabalho e gestão eficiente do Consimares, por isso, estamos aqui”, disse Baroni.

 O Consimares é composto por sete municípios (Capivari, Elias Fausto, Monte Mor, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré) com população estimada em 1 milhão de habitantes. O território produz cerca de 700 toneladas de resíduos por dia. Fundado há 14 anos, o Consórcio tem a missão de auxiliar os municípios na gestão integrada dos resíduos urbanos com ênfase na inclusão socioambiental dos profissionais da reciclagem. O trabalho do Consórcio é considerado referência no Brasil.

Deixe um comentário