Geral
Encontro previsto para próxima terça faz parte do Programa Recicla Junto, idealizado pelo Consimares

Consimares e Ambipar têm projeto que acelera recuperação de recicláveis

Evento em Nova Odessa apresentará estratégias exclusivas para logística reversa de embalagens pós-consumo em cidades do Consórcio Consimares

Da Redação | Tribuna Liberal

12/08/2023

O Consórcio Consimares e a Ambipar ViraSer realizam na próxima terça-feira (15) um encontro inédito entre poder público e as empresas da região para apresentar um Arranjo Institucional Local, que visa promover a expansão e o fortalecimento da cadeia da reciclagem, elevando os índices de recuperação das embalagens pós-consumo no território e promovendo a inclusão social e produtiva.

O evento, que será realizado no auditório da sede da Ambipar Group, reunirá empresas e representantes do poder público, em Nova Odessa, para apresentar, com exclusividade, as estratégias para estruturação da logística reversa de embalagens pós-consumo envolvendo as cidades de Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’ Oeste e Sumaré, todas integrantes do Consórcio Consimares. A sede da Ambipar está localizada na Rodovia Anhanguera, no km 120, acesso pela Rodovia Arnaldo Julio Mauerberg, em Nova Odessa.

Durante o encontro, Consimares e Ambipar ViraSer apresentarão o diagnóstico técnico realizado no território com dados sobre o potencial de reciclagem de resíduos recicláveis de cada município e as estratégias adotadas para estruturação de uma micrologística capaz de elevar os índices de reciclagem dos municípios participantes e acelerar a economia circular na região. “As empresas são fundamentais para o desenvolvimento de um território circular e sustentável. E para a estruturação da cadeia da reciclagem, é preciso a união de esforços de todos os setores”, observa Maíra Pereira, diretora de Relações Institucionais da Ambipar ViraSer. 

O encontro faz parte do Programa Recicla Junto, idealizado pelo Consimares, que coloca entre as suas prioridades a ampliação da coleta seletiva de resíduos, um dos compromissos previstos no Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, cujas metas estão em sinergia com as diretrizes do Planares (Plano Nacional de Resíduos Sólidos). “Com a parceria de cooperação técnica firmada com a Ambipar ViraSer, o Consórcio espera acelerar a recuperação de recicláveis com a participação das cooperativas de reciclagem de forma profissional e humanizada”, destaca o presidente do Consimares, Mauricio Baroni.

Segundo o superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani, das sete cidades que formam o Consórcio, quatro ainda não possuem coleta seletiva de resíduos: Capivari, Elias Fausto, Monte Mor e Sumaré. Ao todo, o território do Consimares tem uma população estimada em 1 milhão de habitantes que produzem 700 toneladas de resíduos, por dia, que são depositados em aterros sanitários.

“Trinta por cento desse volume têm potencial de reaproveitamento, pode ser desviado dos aterros, gerar trabalho e renda para os profissionais de reciclagem organizados em cooperativas”, assinala Mimo Ravagnani.

Deixe um comentário