Geral
Campanha de educação ambiental vai até o final deste mês em 15 unidades de ensino da cidade

Com a colaboração do Consimares, Capivari coleta resíduos eletrônicos

Da Redação | Tribuna Liberal

Durante todo o mês de setembro, alunos da rede municipal de ensino de Capivari podem descartar corretamente resíduos eletrônicos, sem uso, em pontos de coleta instalados em 15 unidades escolares. A ação de educação ambiental realizada pela Prefeitura, por meio do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Educação, tem o apoio técnico do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) e da empresa Brasil Reverso. O Consimares é composto por sete cidades: Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré, com população estimada em 1 milhão de habitantes, que produz 700 toneladas de resíduos por dia.

De acordo com o presidente do Consimares, Mauricio Baroni, a iniciativa do município de Capivari pode servir de modelo e ser implantada em outras cidades do território do Consimares. “Acompanhamos e colaboramos com o projeto, desde o início, porque envolve estudantes, que são multiplicadores de informação. Sem educação ambiental não tem como fazer o descarte correto de resíduos para reaproveitá-los e preservar o meio ambiente”, assinalou Baroni.

Para receber os resíduos eletrônicos, as escolas foram equipadas com bags (uma espécie de sacola) onde podem ser depositados eletrodomésticos de pequeno porte, como liquidificador e ferro de passar roupa; equipamentos de informática, televisão, celulares, aparelhos de som, dentre outros. As escolas também recebem eletrodomésticos de grande porte como fogão e geladeira.

“Nosso objetivo é conscientizar e formar cidadãos com consciência ambiental mais conhecedora e ativa, preservar os recursos naturais, fortalecer a economia circular, incentivar a reciclagem, proteger nosso solo, nossa água e, consequentemente, nossa saúde. Esse é o objetivo central”, afirma o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Capivari, Gelinho Tedeschi, ao observar que 95% dos eletrônicos desviados de aterros sanitários são reaproveitáveis.

O superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani, acompanhou o primeiro dia de campanha nas escolas, na sexta-feira (1°). “Essas campanhas nas escolas são essenciais para a comunidade entender a importância de fazer o descarte correto de eletrônicos sem utilidade. A iniciativa de Capivari vai ao encontro do Recicla Junto Consimares, nosso programa ambiental com foco na ampliação da coleta seletiva, por meio do descarte correto de resíduos, que precisa de muito apoio da Educação para atingir suas metas”, disse Mimo Ravagnani.

Gelinho Tedeschi destacou que a participação do Consimares é fundamental para o desenvolvimento da campanha. “O Consórcio fortaleceu nossas ideias e, desde o início, vem trabalhando conosco para que esse projeto se torne um piloto e vire referência para que outros municípios do Consórcio possam executá-lo”.

ECONOMIA CIRCULAR

Os alunos que participarem da campanha receberão um cupom para concorrer a brindes como Alexa, headphone e cadeira gamer. Os itens descartados nas escolas serão encaminhados para a Empresa Brasil Reverso, especialista no gerenciamento e destinação final de eletrônicos. Lá, esses resíduos serão descaracterizados e transformados em matéria-prima para a fabricação de novos produtos, que vão retornar ao mercado consumidor de maneira sustentável. “Esse ciclo ajuda a preservar os recursos naturais, proteger o meio ambiente e fortalecer a economia circular”, complementa o diretor de Meio Ambiente.

Capivari disponibiliza um Ecoponto para receber eletrônicos, resíduos da construção civil, pneus, corta e poda de madeira, restos de móveis, óleo de cozinha, além de lâmpadas, pilhas e baterias. O Ecoponto fica na avenida Dr. Rodrigues Alves e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h.

 

Deixe um comentário