Geral

Coden obtém outorga da captação de água no Córrego Palmital

Na última sexta-feira (27/05), a Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, anunciou ter obtido a outorga definitiva para a captação de água na bacia do Córrego Palmital, concedida pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão gestor dos recursos hídricos do Estado de São Paulo.

A autorização é válida por um período inicial de 120 meses (10 anos), para uma vazão de aproximadamente 2,28 milhões de litros por dia – reforçando a segurança hídrica da cidade.

O diretor Técnico da empresa, Rean Gustavo Sobrinho, explicou que a solicitação tinha sido inicialmente protocolada junto ao DAEE no início de setembro e foi reapresentada em dezembro, depois de uma adequação nos índices pluviométricos apontados pelo órgão para a localidade. “Essa é uma conquista muito importante para a garantia da segurança hídrica à população de Nova Odessa e eu gostaria de agradecer o empenho de todos os envolvidos”, comemorou.

O Córrego Palmital forma, junto com o Córrego Recanto e o Córrego Lopes, o conjunto de mananciais utilizados pelo sistema de captação da água bruta da cidade. Desde outubro do ano passado, quando foi concluído o prolongamento de 2,8 mil metros da adutora que percorre a Rodovia Rodolfo Kivitz, a água captada no Córrego Palmital deixou de seguir para a represa Recanto 2 e passou a ser recebida diretamente pela ETA (Estação de Tratamento de Água) 1, evitando perdas por evaporação.

Já a água dos demais córregos chega para tratamento a partir das captações feitas nas represas do sistema Recanto e do sistema Lopes. Juntas, essas fontes de captação garantem ao município uma vazão de 210 litros de água bruta por segundo.

O diretor Técnico também lembrou que depender exclusivamente de uma bacia formada na própria cidade tem como vantagem a possibilidade de fazer a captação antes dessa água chegar ao corpo hídrico principal da região, que é o bastante poluído Ribeirão Quilombo. “Essa condição é que garante a Nova Odessa ter uma água que é considerada uma das melhores entre os municípios paulistas”, afirmou.

Deixe um comentário