Geral
Justiça condena Estado a comprar remédio a morador com doença rara Após cinco dias de paralisação

Coden descarta contaminação na Santo Ângelo e retoma trabalho de captação

Empresa municipal de saneamento de Nova Odessa monitorou situação e realizou análises laboratoriais imediatas depois de suspender a captação no Pós-Anhanguera

Da Redação | Tribuna Liberal

A Coden Ambiental, empresa municipal de saneamento básico de Nova Odessa, descartou nesta quarta-feira (8) a presença de contaminantes na Estação de Captação de Água Santo Ângelo, localizada na região do Pós-Anhanguera, e retomou a captação na área.

Desde o último fim de semana, a equipe técnica da Coden Ambiental esteve em alerta e acompanhou uma suposta ocorrência de contaminação na captação Santo Ângelo. A suspeita surgiu devido a um vídeo que denunciava o descarte irregular de efluentes na região. Análises laboratoriais imediatas foram conduzidas, buscando identificar qualquer substância contaminante presente na água. No entanto, qualquer contaminação foi descartada.

Os resultados das análises não indicaram a presença de contaminantes. Antes da confirmação, como medida preventiva, a captação de água na Santo Ângelo foi suspensa. Esta estação, que abastece a ETA (Estação de Tratamento de Água) Santo Ângelo, voltou a operar após cinco dias, período estimado para que qualquer possível contaminação se manifestasse, permitindo assim análises mais detalhadas e precisas.

Segundo a Coden, a manobra preventiva não impactou a capacidade de atendimento da empresa à população. A região afetada é suprida pelo novo reservatório metálico, com capacidade para 700 mil litros, garantindo o fornecimento de água sem interrupções significativas. Além disso, o restante da cidade também não foi afetado pela suspensão da captação na Santo Ângelo, pois a Coden Ambiental possui outra ETA que atende as demais regiões, garantindo o fornecimento de água potável.

“Cabe ressaltar que a captação de água se dá na margem oposta ao possível descarte irregular. No nosso ponto de captação, as amostras estão dentro dos parâmetros considerados passíveis de tratamento pelos quesitos bacteriológico, de DBO e DQO. Preventivamente, a captação foi suspensa desde sábado na ECA Santo Ângelo (que supre a ETA Santo Ângelo), sendo retomada nesta data, após todas as análises apresentarem resultados em conformidade com as normas de qualidade vigentes”, explicou a empresa municipal, em nota.

Deixe um comentário