Geral
Cavalo Piti permaneceu calmo durante resgate realizado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Cavalo cai em fossa e é resgatado por socorristas em Nova Odessa

Animal estava dentro de uma residência nas Chácaras Recreio Represa e caiu ao pisar em buraco que estava tampado; cavalo passa bem após apoio dos bombeiros e da Defesa Civil

Da Redação | Tribuna Liberal

A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar resgataram com vida um cavalo que ficou preso em uma fossa, dentro de uma residência nas Chácaras Recreio Represa, na região do “Pós-Anhanguera”, em Nova Odessa. O resgate do animal foi divulgado nesta terça-feira (03).

Segundo a Defesa Civil, o buraco estava tampado, porém, com o peso do cavalo, a tampa acabou se rompendo, fazendo com que o animal caísse dentro da fossa. A ocorrência foi atendida às 13h22 da sexta-feira (29) por três bombeiros militares (o sargento Godoy e os cabos Macaúba e França) e três agentes da Defesa Civil da cidade.

A Defesa Civil de Nova Odessa auxiliou o resgate com o uso de uma retroescavadeira da Diretoria de Serviços Urbanos da Prefeitura e de enxadas, para retirar a terra da área “em volta” do animal de grande porte, evitando machucá-lo. Os bombeiros tiveram que fazer uma espécie de suporte para remover o cavalo do buraco sem comprometer sua integridade.

O animal, chamado de Piti, permaneceu calmo durante toda a operação de resgate e, por volta das 16h20, foi retirado com vida e entregue aos cuidados do dono, que prontamente chamou um veterinário para promover os primeiros cuidados.

Em seguida, ele passou por um banho. “Graças a Deus tudo correu bem e o animal foi resgatado com vida, e agora ele já está bem”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Wilians Vanag. A nova unidade do Corpo de Bombeiros da PM em Nova Odessa entrou em funcionamento no início de julho, e foi viabilizada pela atual gestão municipal através de um convênio com o Governo do Estado assinado em novembro de 2021.

Em um prédio alugado pelo município e totalmente adaptado às necessidades da corporação, na avenida São Gonçalo, o Corpo de Bombeiros conta com 14 agentes, caminhão motobomba, viatura de resgate, desencarcerador para ocorrências de presos em ferragens e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que custaram cerca de R$ 2,1 milhões ao Estado. O telefone da corporação é o tradicional 193.

Deixe um comentário