Geral
Lacres coletados pela campanha serão vendidos para aquisição de cadeiras de rodas

Campanha ‘Lacre Solidário’ continua com arrecadações em Hortolândia

Da Redação | Tribuna Liberal

Hortolândia realizou nesta segunda-feira (17) a venda da primeira leva de lacres arrecadados pela campanha “Lacre Solidário”. A ação foi promovida pelo Departamento de Direitos Humanos da Prefeitura. No total, 63 kg de lacres de alumínios e 60 kg de tampas plásticas foram vendidas. Todo o dinheiro adquirido com a venda dos materiais recicláveis será utilizado pela campanha para a aquisição de cadeiras de rodas destinadas a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Relançada oficialmente em maio deste ano, a campanha “Lacre Solidário” chega à sua segunda edição. Em 2022, a campanha de cunho social foi responsável pela coleta de mais de 700 kg de lacres de alumínios, utilizados na aquisição de 8 cadeiras de rodas. Assim como no ano passado, as cadeiras de rodas adquiridas pela ação serão emprestadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzidas em situação de vulnerabilidade social por meio da campanha “Uma Mão na Roda e Outra no Coração”, do Fundo Social de Solidariedade, órgão vinculado à Secretaria de Governo. A entrega das cadeiras de rodas acontece em dezembro, em virtude do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Para a assessora departamental do Setor de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Cristiane Rocha, a campanha “Lacre Solidário” apresenta impactos nos âmbitos social e ambiental. “Além de possibilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a campanha ‘Lacre Solidário’ ajuda o meio ambiente, porque estimula o reaproveitamento de materiais recicláveis. A fila de pessoas com deficiência que aguardam por uma cadeira de rodas é muito expressiva. Por isso, é necessário conscientizar os pais, as crianças, as escolas, as empresas e as instituições da cidade sobre a importância dessa campanha. Essas cadeiras de rodas são as pernas das pessoas com mobilidade reduzida”, explica Cristiane.

Entre unidades de saúde, escolas e prédios públicos do funcionalismo municipal, a Campanha possui 99 pontos de coleta espalhados pela cidade. Interessados em colaborar com a campanha com a doação de lacres de alumínios, entre outros objetos recicláveis, podem comparecer a qualquer um dos pontos de coleta até novembro deste ano.

Deixe um comentário