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Nova rede de água na região da Área Cura vai atender diretamente mais de 50 mil moradores

BRK inicia substituição e modernização de 5,4 km de redes no Bom Retiro

Intervenção teve início nesta segunda-feira (25) e previsão de término é no 1º semestre de 2024, com mais de 50 mil pessoas da Área Cura beneficiadas

Da Redação | Tribuna Liberal

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, iniciou nesta segunda-feira (25) uma nova obra para substituição de redes de água no Jardim Bom Retiro. As trocas de redes fazem parte de um programa da empresa para ampliar e modernizar o sistema de distribuição de água do município.

 Ao todo, 5,4 quilômetros de redes serão substituídos, com o objetivo de melhorar o abastecimento local e reduzir as manutenções corretivas nas tubulações do bairro, beneficiando mais de 50 mil pessoas da região da Área Cura.

A nova rede a ser instalada será de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e DEFOFO, a depender do trecho; ambos os materiais são mais resistentes e com baixo efeito de incrustação. Além disso, são de fácil manuseio e instalação e têm alta durabilidade.

As intervenções ocorrerão em setembro e no início de outubro nas ruas José da Costa Braz e Possidônia. Em seguida, a concessionária irá seguir para as seguintes ruas: Vinte e sete, Vinte e oito, Eduardo Carlos, Maria Zezinha Diniz, João Antônio Soares, Manoel Vitor Diniz, Maria Conceição da Rocha Ferraz, Raimundo Alvez Diniz, João Antonio Soares, Augusta Diongo Aiala, Benedito Barbosa de Oliveira, Raimunda Maria Cipriano, Raimundo Alvez Diniz, Mario Paijão e José Vedovatto.

Para a realização do serviço, as equipes atuarão sempre das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A previsão é que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2024. Durante o período de obras, o quarteirão em que a equipe estiver atuando ficará totalmente interditado e a liberação ocorrerá sempre ao final do dia. O local será devidamente sinalizado, mas a concessionária solicita a atenção de motoristas e pedestres ao circularem pelas vias em obra.

 “A proposta da concessionária com a troca das redes é atuar diretamente na modernização das tubulações e na redução das ocorrências de vazamentos e, desta forma, assegurar a disponibilidade de água para o bairro e garantir a qualidade, ao mesmo tempo que buscamos reduzir o índice de perdas da cidade. O plano de substituição de redes influencia diretamente na redução de perdas de água do município. Com o novo material, as perdas são praticamente eliminadas pela redução do número de vazamentos nas tubulações”, destaca a coordenadora de operações da BRK, Késia de Paula Teixeira.

A concessionária informou que, de acordo com as condições climáticas, o cronograma de trabalho pode ser reduzido ou prorrogado.

Oscilação no abastecimento

Durante a execução dos serviços, os imóveis localizados no quarteirão onde a equipe da BRK estiver trabalhando podem ter oscilações pontuais no abastecimento de água. A previsão é que, sempre no final das tardes, o fornecimento seja regularizado.

Adicionalmente, a concessionária está distribuindo material impresso informativo sobre a obra para conhecimento e programação dos moradores antecipadamente. Em caso de dúvidas, a empresa atende gratuitamente pelo telefone 0800 771 0001.

Concessionária celebra Dia Nacional do Surdo

Nesta terça-feira (26), comemora-se o Dia Nacional do Surdo, e a BRK, informou que reforça seu compromisso com a inclusão e acessibilidade por meio do programa Diversifik.

O Diversifik da BRK oferece ferramentas de acessibilidade digital para tornar mais fácil o acesso aos canais de atendimento digitais para clientes com deficiência auditiva, visual ou mobilidade reduzida. Desde 2020, o site da empresa apresenta a ferramenta Hand Talk, que possibilita a tradução de textos para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A interpretação automática do conteúdo é realizada por uma personagem em 3D chamada Maya, tornando a comunicação da empresa mais acessível e compreensível para a população surda alfabetizada em Libras. Além disso, o site da concessionária também está equipado com um leitor de tela para pessoas com baixa visão.

O call center da empresa também tem número específico para deficientes auditivos ou de fala. Para estes casos, basta ligar para 0800 771 0003. O atendimento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Thaís Cortina, gerente de sustentabilidade da BRK em Sumaré, frisou a relevância dessas ações. “Dedicar recursos para estreitar ainda mais os laços com as diversas comunidades é uma parte fundamental de nossa responsabilidade corporativa e nosso compromisso com nossos clientes e a sociedade em geral. Nossa prioridade é promover a inclusão, assegurando que todos os consumidores da empresa tenham igualdade de acesso aos serviços de saneamento, desfrutando deles com facilidade e eficiência.”

Para utilizar a assistente virtual Maya e visualizar os sinais em Libras no site, basta o usuário clicar em um botão azul no canto direito da página e selecionar o conteúdo desejado. No site da BRK, os usuários podem tirar dúvidas, acessar dados relacionados ao setor, acompanhar notícias e obter informações sobre saúde, qualidade de vida, além de ter acesso a materiais educativos sobre saneamento. Para saber mais, o site da BRK é o www.brkambiental.com.br.

“A BRK reafirma seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, garantindo que seus serviços estejam disponíveis para todos os clientes, independentemente de suas necessidades específicas”, finalizou a concessionária. 

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