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Com identificação de vazamentos, concessionária já conseguiu reduzir índice de perdas para 34,91%

BRK avança com a substituição de 1.288 ligações antigas de água no ano

Da Redação|Tribuna Liberal 

Ação detecta vazamentos em ligações antigas e faz a troca para garantir o abastecimento nas torneiras, além de reduzir perdas

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, avançou na execução do programa de substituição de ligações antigas de água da cidade. A ação tem como objetivo modernizar o sistema de abastecimento e contribuir para a redução do índice de perdas. Somente nos meses de agosto e setembro foram 174 novas trocas no Parque Salerno. Ao todo, desde o início do trabalho, já foram substituídas 1.288 ligações, incluindo as dos bairros Jardim Calegari e Jardim Paulistano. Duas equipes estão trabalhando atualmente no programa.

As ligações de água conectam a rede de distribuição ao cavalete do cliente, onde está instalado o hidrômetro. Com o passar do tempo, essas conexões podem apresentar vazamentos que prejudicam o sistema de abastecimento. Quanto mais antiga for a ligação, maior a chance de ela se deteriorar ou sofrer algum tipo de avaria que cause o vazamento.

Para identificar as ligações que necessitam de troca, a BRK faz um trabalho prévio denominado hasteamento das ligações. Se trata da busca ativa por vazamentos com a ajuda de um equipamento específico. A partir deste trabalho foi possível identificar um volume grande de vazamentos em alguns bairros, justamente em função de se tratar de ligações antigas, que passaram a ser gradativamente substituídas por novas em PEAD (Polietileno de Alta Densidade).

O material das novas ligações é mais resistente a deformações e tem baixo efeito de incrustação, minimizando assim os riscos de reduzir a passagem de água, fator que colabora para a redução da pressão nas torneiras. Também é de fácil manuseio e instalação e tem extensa durabilidade.

O gerente de operações da BRK em Sumaré, Rodrigo Zangirolami, explica que esse tipo de vazamento não costuma se tornar visível, ou seja, não aflora no asfalto. Ao contrário, pode infiltrar em ramais de esgoto, galerias de águas pluviais ou no próprio solo.

“Identificando esses vazamentos, conseguimos realizar o reparo e a substituição das ligações de forma programada, garantindo a continuidade do abastecimento e reduzindo o índice de perdas de água, que são nossos principais objetivos. Assim também reduzimos oscilações pontuais de pressões causadas pelos vazamentos em ligações e garantimos mais regularidade no abastecimento”, afirma Zangirolami.

O PROCESSO

As substituições das ligações são realizadas em duas etapas. Na primeira, que ocorre tanto no período diurno (7h às 17h) como no noturno (21h às 7h), as equipes da concessionária vistoriam o bairro e identificam as ligações a serem trocadas. Elas são demarcadas com um ‘X’ branco no asfalto. A substituição é feita em seguida por equipe terceirizada - com funcionários devidamente identificados com crachá, uniforme e veículos adesivados - de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Durante a substituição, a residência onde a equipe estiver atuando fica com o abastecimento interrompido por um curto período para que seja possível a execução do serviço.

ÍNDICE DE PERDAS

No início da concessão, em 2015, o índice de perdas de água tratada em Sumaré era de 60%. Com investimentos na modernização de redes, trabalho intenso de mapeamento de áreas mais sensíveis e um corpo técnico que aplica tecnologia para identificar esses vazamentos, a concessionária já conseguiu reduzir o índice para 34,91% (média de 2021).

O índice está abaixo da média de perdas de água nacional, que é de 40,14%, segundo relatório do Instituto Trata Brasil, divulgado este ano.

A concessionária reforça que está à disposição dos clientes para sanar possíveis dúvidas. Os clientes podem fazer contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001, pelo WhatsApp (11) 99988-0001, pelo site (www.brkambiental.com.br/sumare) ou pelo Facebook (www.facebook.com.br/brk.ambiental).

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