Geral
Obra de desassoreamento possibilitou aumento de armazenamento de água da represa Horto I, em Sumaré

BRK é finalista do Prêmio Ação pela Água, promovido pelo Consórcio PCJ

Concessionária concorre com o projeto de desassoreamento da represa Horto I, em Sumaré, que beneficiou 80 mil moradores

Da Redação|Tribuna Liberal 

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, é uma das finalistas no Prêmio Ação pela Água, promovido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba (Consórcio PCJ), que em sua 8ª edição tem como tema “Água: Essencial para a nossa saúde e a do planeta”.

A empresa concorre na categoria “Instituições não associadas ao Consórcio PCJ (iniciativas do poder público e do setor privado não vinculadas ao quadro de associados do Consórcio PCJ)”, com o projeto relativo à obra de desassoreamento da represa do Horto I.

A obra, que foi concluída em julho deste ano, possibilitou o aumento na capacidade de armazenamento de água da represa do Horto I - um dos mananciais responsáveis por enviar água bruta para a ETA I - Estação de Tratamento de Água, localizada na Vila Menuzzo e que abastece 30% da cidade.

A intervenção envolveu quatro etapas: dragagem, desaguamento, transporte e destinação. Elas foram executadas simultaneamente e, no total, foram feitos seis ciclos considerando tais etapas.

A dragagem consiste em retirar os resíduos da represa e colocar em “piscinas” que são chamadas de células. Nelas, é feito o desaguamento do resíduo com o auxílio de polímeros que facilitam o processo para separar a água do material sólido retirado da represa. Após o desaguamento, é feito o transporte e a destinação desses resíduos para um aterro sanitário controlado.

O desassoreamento tem como principal objetivo melhorar a qualidade da água da represa, além de garantir um aumento da capacidade de armazenamento de água bruta, proporcionando mais segurança hídrica para o município em períodos de estiagem.

Durante a intervenção foi feita a remoção de lixos e detritos grosseiros da represa, o que contribui para a redução de entupimentos e manutenções no sistema de captação. Além disso, com a obra foi possível aumentar em 158% a capacidade de armazenamento de água bruta da cidade, beneficiando 80 mil moradores.

“Essa premiação é muito importante pois demonstra como a BRK está no caminho certo e cumprindo seu papel de levar o saneamento para muito além do básico nos municípios onde atua, entre eles Sumaré”, explica Analice Carvalho, gerente de engenharia da BRK. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 30 de novembro, em Limeira.

Deixe um comentário