Geral
Governo diz que na região Sudeste carga foi recomposta integralmente – Foto: Agência Brasil

Apagão nacional afeta cidades da região e prejudica 716 mil pessoas, diz CPFL

Pelo menos cinco bairros de Hortolândia sentiram reflexo da interrupção da energia elétrica nesta terça-feira; todos os clientes já tiveram a energia restabelecida

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O apagão registrado em todo país nesta terça-feira (15) gerou reflexos nas cidades da região. Segundo a CPFL Paulista, cerca de 716 mil pessoas foram afetadas e chegaram a ficar sem energia. Em Hortolândia, por exemplo, há informações de queda de energia em pelo menos cinco bairros: Jardim Novo Ângulo, Jardim Campos Verdes, Jardim Rosolem, Santa Esmeralda e Jardim São Miguel.

“A CPFL informa que registrou, na manhã desta terça-feira, 15, desligamento no Sistema Interligado Nacional (SIN), que é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), ocasionando interrupção para parte dos clientes das suas distribuidoras. Na área de concessão da CPFL Paulista, 716 mil clientes foram impactados com o desligamento. A CPFL esclarece que todos os clientes foram restabelecidos”, informou, por meio de nota enviada à reportagem.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que 6 horas depois do início da interrupção de energia em grande parte do país, a maior parte dos 16 mil megawatts (MW) que haviam sido interrompidos por volta das 8h30 da manhã desta terça-feira (15) foi restabelecida. De acordo com a ONS, ao todo foram recompostos 13,5 MW, até as 12h25.

As regiões Norte e Nordeste são as que ainda não estão com toda a carga recomposta, com 55% e 81% respectivamente. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a carga foi recomposta integralmente, assim como em todas as capitais. Segundo o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), a resposta do Ministério de Minas e Energia foi rápida e efetiva. “Eu fiquei sabendo logo em seguida, às 8h30 da manhã, e as providências foram tomadas rapidamente”, disse.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que estava no Paraguai em agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retorna ao Brasil para acompanhar de perto, na sala de situação, a recomposição da carga de energia do país. Alexandre Silveira vai detalhar o andamento da apuração sobre o problema e o trabalho de restabelecimento dos serviços. (Com informações da Agência Brasil)


Deixe um comentário