Geral
Lojistas tiveram até as 16h desta terça-feira (6) para fazer o protocolo de abertura do comércio

Abertura do comércio da região será facultativa no feriado de 7 de Setembro

Regras para abertura de comércio variam de acordo com a convenção coletiva acordada entre sindicatos patronais e de empregados do comércio; repartições públicas manterão serviços essenciais nesta quarta

O funcionamento do comércio nas cidades da região neste feriado de 7 de Setembro vai variar segundo critérios adotados pelas associações comerciais e sindicatos patronais e de empregados do comércio de cada município. Na maioria das cidades, a abertura das lojas ficou a critério dos lojistas, seguindo as regras da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

A determinação foi seguida pelas associações comerciais de Sumaré e Hortolândia. Nessas cidades, o funcionamento das lojas com expediente para funcionários seguem as normas do acordo coletivo. Em Sumaré, as empresas tinham até as 16h desta terça-feira para fazer a solicitação junto ao sindicato dos empregados. Sem a convocação de funcionários, os lojistas que são proprietários podem abrir os estabelecimentos e trabalharem normalmente. 

Em Nova Odessa, a Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa) informou que o comércio permanecerá fechado, mas que não determina o funcionamento das lojas. “O horário deve sempre respeitar a lei ou acordo coletivo entre os sindicatos patronal e dos empregados do comércio”, informou em comunicado.

A Acip (Associação Comercial e Industrial de Paulínia) informou que a abertura do comércio ficou facultado aos lojistas. Monte Mor informou que as lojas da área central permanecerão praticamente todas fechadas e que as da região do Paulista funcionam até as 16h. Na cidade os supermercados abrem com horário reduzido até as 20h.

REPARTIÇÕES PÚBLICAS

Em todas as cidades da região, as repartições públicas municipais permanecem fechadas nesta quarta-feira (7) e o expediente será retomado no horário habitual nesta quinta-feira (8). Durante o período em que não houver expediente nos departamentos municipais, serão mantidos os serviços essenciais, de segurança e de emergência, seguindo todas as normas sanitárias e de prevenção.

Deixe um comentário