Geral
Distribuição de água sustenta taxa de aprovação na cidade: 13,8% consideram ‘ótima’ e 72,6% ‘boa’

Abastecimento de água é o 2º melhor serviço de Hortolândia, diz pesquisa

Prestação do serviço operado pela Sabesp recebeu elevado índice de aprovação em novo levantamento produzido pela INDSAT, às vésperas de possível privatização; com 790 pontos, desempenho supera média dos municípios de médio porte

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Nova pesquisa realizada pela INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) revelou que o abastecimento de água de Hortolândia foi avaliado como o segundo melhor serviço da cidade, na opinião de moradores. Os resultados apontam para um “Alto Grau de Satisfação”, superando a média das cidades de médio porte.

Com 790 pontos atribuídos ao setor, o desempenho do abastecimento supera a média dos municípios médios, que é de 749 pontos. Tal resultado representa um crescimento em relação ao ano anterior, quando o serviço alcançou 773 pontos na avaliação INDSAT. Na análise global, considerando 16 serviços públicos, o abastecimento de água se destaca como um dos principais pilares de aprovação da população hortolandense.

A pesquisa, que ouviu 400 moradores maiores de 16 anos, revelou uma taxa de aprovação de 86,4% com o serviço operado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que pode ser privatizada pelo governo estadual. 

Dessa porcentagem, 13,8% classificaram o serviço como “ótimo” e 72,6% como “bom”. Comparando com o mesmo período do ano anterior, a aprovação cresceu, passando de 83,8% para os atuais 86,4%, segundo mostra o levantamento. A rejeição, por outro lado, apresentou índices mínimos, com apenas 4% de avaliações negativas, distribuídas entre 2,8% para “ruim” e 1,3% para “péssimo”.

ENCONTRO COM GOVERNADOR

Em um encontro com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na última sexta-feira (17), o prefeito Zezé Gomes (Republicanos), acompanhado do secretário municipal de Governo, Cafu César, discutiu a possível privatização da Sabesp. O prefeito de Hortolândia já havia adiantado ao Tribuna Liberal ser contrário à desestatização da companhia.

Segundo Zezé, Tarcísio sinalizou positivamente que no que diz respeito à Sabesp, Hortolândia receberá “tratamento diferenciado” do governo por conta dos avanços obtidos pelo município no saneamento básico. Além da aprovação do abastecimento, uma vez que a cidade possui 100% de distribuição de água, Hortolândia tem 98% de coleta de esgoto e 100% de tratamento.

O governador garantiu que os investimentos no setor de saneamento básico continuarão e com a possibilidade real de queda no valor da tarifa.

Deixe um comentário