Geral
Encontro foi realizado em parceria com o Programa Criança Feliz, da Associação Recanto Tia Cecília

2º Fórum da Primeira Infância reúne cerca de 200 profissionais em Sumaré

Evento teve como objetivo sensibilizar a rede de trabalhadores do município e dar visibilidade sobre a importância desse período de desenvolvimento das crianças

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Sumaré, em parceria com o Programa Criança Feliz, executado por meio da Associação Recanto Tia Cecília, realizou nesta quinta-feira (24) o 2º Fórum da Primeira Infância. Cerca de 200 profissionais participaram do evento.

O evento teve como objetivo sensibilizar a rede de trabalhadores do município e dar visibilidade sobre a importância de um olhar voltado à primeira infância, proporcionando trocas de conhecimento e experiência da rede intersetorial com crianças de 0 a 6 anos.

A primeira infância, segundo especialistas, é um período que consiste em momentos de extrema sensibilidade a estímulos ambientais e cuidados afetivos. Nesta etapa, a criança tem um maior desenvolvimento em suas habilidades motoras, cognitivas e afetivas.

O Programa Criança Feliz é realizado pela Prefeitura, através de um convênio da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social com a Associação Recanto Tia Cecília.

A ação atende 600 famílias, contemplando gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para programas sociais, do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada); e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

“O programa surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças até 6 anos ofereçam a seus pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral”, informou o Executivo.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Cadastro Único, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.

Deixe um comentário