Cultura
Ensaio para o espetáculo: Alícia segura o livro encantado

Projeto Despertar das Artes apresenta adaptação inédita de espetáculo para Sumaré

A peça “Os guardiões do livro encantado” foi remodelada e promete sensibilizar o público com uma história interpretada por jovens talentos da cidade na próxima quarta-feira

Da Redação|Sumaré 

Com foco nas vivências e no processo artístico dos inscritos no projeto social de Sumaré Despertar das Artes, a SHD (Sociedade Humana Despertar) apresenta o espetáculo “Os guardiões do livro encantado”. O evento será realizado pela primeira vez em Sumaré na próxima quarta-feira (14), às 18h, na sede da SHD, localizada na Rua dos Pinheiros 105 - Jardim Basilicata.

A peça teatral da SHD teve sua primeira apresentação pública, há dois meses, em Nova Odessa, e após adaptações será apresentada com objetivo de mobilizar a sociedade de Sumaré em uma imersão ao universo sensível da arte. O espetáculo contempla técnicas de teatro, dança e dinâmicas da arte circense.

O educador Danillo Sabino conta como se desenvolveu o processo de idealização da peça e da revisão para a última apresentação do ano. “Durante as aulas foram propostos jogos de improvisos, criações de cenas teatrais, dança e de circo. A partir desses exercícios foram surgindo imagens potentes e debates necessários, como a importância da leitura em nossos dias, as mudanças sociais causadas pelos avanços tecnológicos e as implicações dessa realidade em nossas vidas. Assim, foram levantadas possíveis histórias a serem contadas, desde um mundo fantasioso até coisas factuais que impactam a vida de todos. Nessa última apresentação, nós, educadores, entendemos a necessidade de reduzir o número de cenas, de entradas e saídas para que facilite e para que as crianças consigam se divertir mais e se preocupar menos. Então, o processo dessa última apresentação foi pensado exclusivamente para a facilidade dos educandos no momento de pisar no palco”, relatou.

O espetáculo “Os guardiões do livro encantado” fala sobre um livro-mágico que por guerra de poderes foi levado de seu lugar de origem. Percorreu durante séculos vários lugares, com diversas pessoas tentando usar de seus poderes, até que finalmente alguém o encontra e entende que é necessário levá-lo de volta, para o lugar de origem.

Para Yasmim Vitória, de 11 anos, a última apresentação desse espetáculo significou muito. “No teatro municipal de Nova Odessa eu comecei a ficar nervosa mas sabia que no final ia dar certo. Aquela apresentação significava muito pra mim porque em uma outra peça, em Campinas, no teatro Castro Mendes, eu não consegui ir, e nessa eu dei tudo de mim para ficar boa, e ficou”.

A peça promete envolver os espectadores ao mundo da arte e do desenvolvimento humano. Com a aplicação de soluções midiáticas de áudio, o projeto apresentará composições para sensibilizar o público.

Por meio do projeto Despertar das Artes, a SHD, em parceria com a Agência Humanitária Humaniza, oferece oficinas gratuitas de circo, literatura e dança para crianças e adolescentes de Sumaré e região. O Projeto Despertar das Artes é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed Campinas.

Os interessados em conhecer mais e apoiar os projetos da Sociedade Humana Despertar podem entrar em contato por e-mail para shd@shd.org.br , telefone (19) 3873-9015, site shd.org.br. ou na sede na Rua dos Pinheiros, 105 – Jd. Basilicata – Sumaré.

SERVIÇO

Espetáculo: “Os guardiões do livro encantado”

Data: Quarta-feira, dia 14 de dezembro, às 18h

Local: Sede da SHD - Rua dos pinheiros, 105, Jardim Basilicata, Sumaré

Entrada gratuita

Deixe um comentário