Oficinas gratuitas de Fanfarra estimulam talento artístico de idosos em Sumaré

Iniciativa do Instituto Saber Social mostra histórias de superação e resiliência; aulas presenciais retornaram em 2022 após interrupção por causa da pandemia

O projeto Fanfarra Orquídea oferece oficinas gratuitas de música para idosos em Sumaré, com uma história de superação e resiliência de destaque. Iniciado em fevereiro de 2020, teve suas atividades paralisadas pela pandemia da Covid-19 um mês após seu início e como o público alvo era o mais vulnerável aos riscos da pandemia, o projeto teve que se reinventar para manter as atividades, passando a adotar a metodologia remota.

Vídeoaulas eram enviadas semanalmente aos idosos, que ensaiavam com os instrumentos da Fanfarra, que foram emprestados pelo projeto para uso e prática em casa. Cada idoso participante recebeu o seu instrumento higienizado em sua própria residência e produzia pequenos vídeos e fotos ensaiando semanalmente e compartilhavam posteriormente num grupo de aplicativo de mensagens que reunia participantes, professores e produtores do projeto.

“Logo na primeira reunião de formação do grupo artístico, os idosos mostraram-se inseguros em comprometer-se com a participação no projeto, com receio de não aprender a tocar o instrumento da fanfarra. Com incentivo do projeto, nem mesmo os desafios trazidos pela pandemia impediram esse aprendizado e o desenvolvimento destes talentos” comenta o idealizador e produtor do projeto Klaus Helfer Carvalho do Instituto Avivar 3º Setor.

As aulas presenciais retornaram em 2022 e as oficinas têm como responsáveis os professores Marcio Vicentini e Locides Fabio que também são moradores de Sumaré e ocorrem semanalmente no Instituto Saber Social, que é um Núcleo do CCTI – Centro de Convivência da Terceira Idade e Ponto de Cultura em Sumaré.

Mais de 40 idosos tiveram acesso gratuito às aulas, contando ainda com lanche, instrumentos, figurinos e todo material necessário para que o grupo estivesse preparado para realizar apresentações musicais com entrada franca ao fim do ciclo de oficinas, uma delas realizada recentemente no mês de maio em Sumaré.

O projeto conta com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural - PROAC-ICMS da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, parceria do CCTI, Instituto Saber Social e Instituto AVIVAR 3º SETOR e Patrocínio do Covabra Supermercados, LSL Logística e Solven.

O Instituto Saber Social é um Ponto de Cultura reconhecido e certificado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e PROAC e também núcleo do CCTI – Centro de Convivência da Terceira Idade em Sumaré, através do projeto Fortalecer.

O Instituto Avivar 3º Setor foi criado em 2005 e é uma OSC - Organização da Sociedade Civil de finalidade cultural, sem fins lucrativos, com sede em Sumaré, que atua como Ponto de Cultura no município com foco em ações de assessoramento técnico voltadas a outras OCS, na idealização, fomento e desenvolvimento de projetos culturais, esportivos e sociais.

SERVIÇO

NOVAS TURMAS

Novas vagas para as Oficinas de Fanfarra estão previstas para o segundo semestre de 2022. Idosos Interessados em participar podem fazer contato diretamente com o proponente do projeto ou no local de realização.

Quando: Segundo semestre de 2022

De segunda a Quinta – Das 8h às 10h e 14h às 16h.

CONTATOS

E-mail: administrativo@institutosabersocial.org.br

Whatsapp 19-981684087

Rua Geraldo Jesus Boscolo, 59 Jd. Santa Clara – Matão (Local de realização do projeto em Sumaré)

Deixe um comentário