Cultura
Aulas dos cursos ministrados pelo CEM devem ser retomadas após finalização da obra, em março de 2024

Hortolândia inicia reforma do Centro de Educação Musical Ronaldo Dias

Primeira fase de intervenção inclui reforma do telhado e da fiação elétrica; terceira fase prevê a construção de um teatro

Da Redação | Tribuna Liberal

Hortolândia realiza um importante investimento na área de cultura. A Prefeitura iniciou a obra de reforma do CEM (Centro de Educação Musical Municipal) Maestro Ronaldo Dias de Almeida, neste mês. A reforma é uma das ações divulgadas pela Prefeitura durante o lançamento do PVAL (Plano de Valorização do Artista Local).

De acordo com a Secretaria de Cultura, a primeira fase da obra abrange as reformas do telhado e da fiação elétrica do prédio do centro, localizado no Jardim Santa Cândida. Durante o período da obra, os ensaios dos grupos do CEM serão realizados num espaço da sede da Secretaria de Cultura, que fica na Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada no Jardim Amanda.

 Já as aulas dos cursos ministrados pelo CEM devem ser retomadas após a finalização da obra. De acordo com a Secretaria de Cultura, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em março de 2024. A obra é executada com recursos oriundos de verba parlamentar e da Prefeitura. “Com a realização dessa obra, nós atendemos uma demanda que já havia sido solicitada há muito tempo por professores, alunos e suas famílias”, explica o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno.

2ª FASE

Após as reformas do telhado e da fiação elétrica, o secretário Régis Athanázio Bueno explica que a segunda fase da obra do CEM contemplará a construção de um novo espaço e a ampliação de uma sala. “Já estamos na fase final do projeto. Nessa segunda etapa também serão feitos os trabalhos de isolamento e de tratamento acústico das salas e de climatização do local”, salienta Bueno. A previsão de início da segunda fase é para o primeiro trimestre.

Ainda de acordo com o secretário, a obra deverá ter ainda uma terceira fase, que prevê a construção de um teatro ao lado do CEM. A Prefeitura já está em tratativas com o Ministério da Cultura para obter os recursos necessários para a execução dessa obra.

O secretário de Cultura ressalta que com a realização de todas essas obras, a Prefeitura busca aprimorar o ensino de música no município e as atividades desenvolvidas pelos grupos do CEM. “O objetivo da Prefeitura com todas essas intervenções é transformar o CEM em uma das melhores escolas de música do Estado de São Paulo”, reforça Bueno.

CEM RONALDO DIAS

O Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia foi criado pela Lei Municipal nº188, de 1º de junho de 1994. A mesma lei também determinou a criação da Banda Municipal. Atualmente, o centro tem 230 alunos e oferece 15 cursos (clarineta, eufônio, fagote, flauta, musicalização, núcleo de percussão erudita, núcleo de percussão popular, núcleo de práticas coletivas, oboé, saxofone, teoria musical, trombone, trompa, trompete e tuba).

Além da Banda Municipal, o centro tem outros grupos, cujos integrantes são alunos e músicos que se formaram no próprio centro. Os demais grupos do CEM são Da Campana Pra Fora (formado por instrumentos da família metais), Madeira Brasil (clarinetas), Sopro de Prata (flautas), Vibrasax (saxofones), Turuntuntun (instrumentos de percussão), Nova Banda Jovem e Coral Jovem.

Em março de 2022, o CEM passou a ser denominado Maestro Ronaldo Dias de Almeida, em homenagem ao maestro que atuou no centro. Desde maio deste ano, a gestão do CEM é feita pela OSC (Organização da Sociedade Civil) Central do Rock.

Deixe um comentário