Cultura
Grupo de capoeira abriu programação especial preparada durante o mês de novembro no município

Campanha educativa marca mês da Consciência Negra em Hortolândia

Ações temáticas estão programadas em alusão ao mês contra o racismo e à luta pelo fim da violência contra a mulher; município prevê atividades em equipamentos e espaços públicos

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Hortolândia iniciou nesta semana a campanha “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura: As diferenças se encontram no respeito”. A ação de lançamento da campanha foi realizada no Paço Municipal “Palácio das Águas” e contou com a presença de servidores públicos, autoridades locais, além da apresentação de um grupo de capoeira.

A proposta da Administração Municipal é promover, ao longo do mês, pautas e ações acerca do debate sobre o racismo e à violência contra a mulher. Para tanto, a Prefeitura de Hortolândia prevê uma série de atividades e ações em equipamentos e espaços públicos espalhados por todas as regiões da cidade, desde a realização de palestras, rodas de conversas, apresentação teatral, encontros, atividades recreativas a blitz em vias públicas. Todas as ações foram programadas pela Secretaria de Governo, Departamento de Direitos Humanos, e Secretaria de Cultura.

Nas ações culturais serão apresentados e enaltecidos os negros que lutaram para mudar suas próprias histórias e deixaram exemplos das formas de resistência atuais. Elementos da Cultura Africana serão mapeados e expostos virtualmente durante todo o mês na Exposição do Patrimônio AfroCultural de Hortolândia. O público pode acessar a exposição no Mapa da Cultura de Hortolândia. O mês de novembro também prevê a exposição de autores nacionais e internacionais que são destaque na literatura, assim como biografias de personalidades negras da história. Os livros estarão expostos, até o dia 30 de novembro, na Biblioteca Central Terezinha França de Mendonça Duarte.

Já no dia 10 de novembro, o público poderá prestigiar a exposição de máscaras africanas, na Escola de Artes Augusto Boal, no Jd. Amanda. A Secretaria de Cultura também prevê uma oficina gastronômica, no dia 13 de novembro, no Museu Estação Jacuba. O objetivo da cozinha show oficina é apresentar pratos típicos da gastronomia quilombola sob o tema “Raízes, Arte e Consciência”. Ainda na Estação Jacuba, o público poderá visitar, a partir do dia 13 de novembro, a “Exposição Herança Africana. Do Quilombo a Hortolândia”, em homenagem ao artista hortolandense Jura do Pote. A exposição estará disponível até o dia 29 de dezembro.

No âmbito dos Direitos Humanos, a Secretaria de Governo une a pauta do combate ao racismo ao enfrentamento da violência contra a mulher. As ações foram planejadas em virtude das celebrações do Mês da Consciência Negra e do Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro. Entre as ações planejadas pela pasta, serão realizadas palestras de humanização com servidores públicos da Guarda Municipal, além de rodas de conversas e encontros com mulheres atendidas por órgãos de assistência social da cidade.

No dia 22 de novembro, o Departamento de Direitos Humanos promoverá, no Museu Estação Jacuba, a roda de conversa “Samba e Moleca”. Já no dia 24, uma palestra para mais de 100 mulheres no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Jd. Santa Clara distribuirá laços brancos, em alusão à ação “21 Dias de Ativismo e Campanha do Laço Branco”, que busca sensibilizar a sociedade em geral sobre a importância da igualdade relacional entre mulheres e homens para o fim da violência contra as mulheres.

Deixe um comentário