Cultura
Cabelin (à esq.), o secretário de Cultura, Régis Bueno, e Kranium (à dir.)

Caixa d’água de 15m de altura vai virar obra de arte em Hortolândia

Artistas devem utilizar temas relacionados ao cotidiano e à natureza no trabalho

O reservatório de água da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizado no Jardim Amanda, em Hortolândia, será transformado em obra de arte pelas mãos dos artistas urbanos Kranium e Cabelin. A pintura da estrutura, que começa nesta segunda-feira (15) e vai até quarta (17), faz parte das atividades de pré-evento do 5º Jacuba Festival de Graffiti, que será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, pela Secretaria de Cultura da prefeitura, com coordenação dos artistas. A caixa d´água, em formato de taça, mede cerca de 15m de altura e tem um total de, aproximadamente, 25m² para receber a arte com tinta spray.

Kranium e Cabelin costumam utilizar temas relacionados ao cotidiano e à natureza em seus trabalhos. E são esses elementos que estarão presentes na pintura do reservatório. Cores vivas, formas geométricas e traços vetorizados marcam os trabalhos de Leandro Ferreira dos Santos, o Kranium, que há mais de 20 anos se dedica à arte do graffiti. A inspiração do artista, migrante do Paraná, que mora há mais de 30 anos em Hortolândia, vem da natureza, lembranças da vida no campo durante a infância e do cotidiano urbano.

Já Hélio Domingues da Luz, o Cabelin, imprime em suas criações ilustrações mais figurativas que narrativas. A obra do artista é marcada pelo gesto de sempre pintar o personagem de uma raposa como se o animal estivesse correndo pela cidade, conforme observou uma fã. “A partir da fala dessa pessoa veio o insight de priorizar a raposa em meus trabalhos e fazer esse personagem circular mais pela cidade. É uma metáfora ao próprio graffiti que circula pela cidade selvagem e solto”, explica Cabelin, que nasceu em Curitiba e mora em Hortolândia desde 2004.

Para colorir e dar vida ao reservatório serão necessários pelo menos 50 latas de spray e 20 litros de tinta látex. Os artistas pretendem concluir a obra de arte em três dias intensos de trabalho. Com o suporte de um andaime, Kranium e Cabelin estarão seguros para soltar a criatividade e garantir que os seus desenhos em graffiti possam ser vistos e apreciados por quem passa pela rua.

Experiente em fazer arte nas alturas, Kranium já chegou a desenhar a 25 metros do chão, seu maior desafio. A experiência foi em Hortolândia mesmo, no reservatório de água da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo), localizado no Parque do Horto, que pode ser visto por quem passa pela Avenida São Francisco de Assis, uma das principais saídas da cidade.

“Queremos ressignificar espaços e transformá-los em galerias de arte a céu aberto e em pontos turísticos, valorizando a cidade e promovendo o contato da população com novas linguagens artísticas e, assim, fomentar a arte do graffiti”, afirma Kranium.

DIVERSIDADE CULTURAL

O 5º Jacuba Festival de Graffiti trará para Hortolândia cinco artistas urbanos de diferentes estados: Chermie (Amazonas), Korea (Sergipe), Veio Art (Recife), LudBird (Tocantis) e Ramon Phanton (Goiás). Também participarão do festival três artistas da região - Q.Pirigo (Monte Mor), Lua e Gui Nature (Hortolândia). Juntos, por meio da arte coletiva, os artistas produzirão um mural de cerca de 50 metros quadrados na Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizado na Rua Graciliano Ramos, nº 280, Jd. Amanda.

O festival será nos dias 20 e 21 de agosto, das 09h às 17h. A classificação é livre, permitida para todas as idades, com entrada gratuita. Nos dois dias do festival, sábado e domingo, haverá food trucks, animação com DJ e feira de exposição dos trabalhos dos artistas para comercialização.

“O Jacuba Festival de Graffiti tem como objetivo se tornar referência nacional, proporcionando trocas, experiências e vivências com artistas de outros estados para que a nossa cidade tenha mais acesso a diferentes estilos da arte e cultura”, afirma Kranium.

Deixe um comentário