Cultura
‘Lei Paulo Gustavo’ prevê seleção de 80 projetos culturais, com pessoas físicas e jurídicas

'Lei Paulo Gustavo': Editais para inscrição de projetos têm novos prazos em Hortolândia

Apresentação de projetos culturais no formato audiovisual pode ser feita até esta quarta-feira (20); já a outras linguagens e segmentos inscrições serão aceitas até sexta

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Hortolândia retificou os editais para seleção de projetos culturais diante da “Lei Paulo Gustavo”. Com a retificação, o prazo para o chamamento público 06/2023, que regulamenta a apresentação de projetos culturais no formato audiovisual, foi alterado para esta quarta-feira (20), conforme consta na edição 1952 do Diário Oficial. 

Já o chamamento 007/2023, que orienta as inscrições para projetos de outras linguagens e segmentos, teve o prazo retificado para a sexta-feira, dia 22 de setembro, de acordo com a publicação nº 1961 do Diário Oficial. O chamamento público “Lei Paulo Gustavo” prevê a seleção de 80 projetos culturais na cidade. Entre pessoas físicas e jurídicas, poderão participar do chamamento público agentes culturais residentes em Hortolândia há pelo menos 12 meses.

Batizada como “Lei Paulo Gustavo” em homenagem ao ator e humorista vitimado pela Covid-19, a Lei Complementar 195 do Governo Federal foi criada como forma de incentivar a produção cultural no país e garantir ações emergenciais demandadas pelas consequências do período pandêmico. 

Em Hortolândia, o Governo Federal disponibilizará mais de R$ 1,6 milhão destinado a projetos culturais de artistas residentes na cidade. Enquanto 60% do orçamento prevê a produção de produtos audiovisuais, os outros 40% serão alocados em produções de outros segmentos e linguagens, tais como artes sonoras, artes cênicas, artes visuais, artes urbanas, artes tradicionais, literatura e apoio aos espaços culturais.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Desenvolvimento de roteiros, produção de curtas e médias-metragens, documentários, animações, videoclipes ou, inclusive, a produção de outros formatos audiovisuais, como lives, podcasts e webséries. A destinação dos recursos da “Lei Paulo Gustavo” contemplará 48 projetos culturais na linguagem audiovisual, em Hortolândia, conforme prevê o chamamento público 06/2023. 

Além de ter residência comprovada no município há pelo menos um ano, os produtores audiovisuais que pleitearem o recurso deverão apresentar um modelo para o projeto cultural, em que serão avaliados critérios como relevância para o cenário cultural do município, integração dos aspectos sociais e comunitários, viabilidade técnica, planejamento orçamentário, público-alvo e participação de artistas locais.

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária em Hortolândia, o chamamento público 007/2023 busca incentivar a produção de projetos culturais de expressões artísticas, linguagens e formatos diversos.

 Nesta categoria, poderão concorrer 32 projetos da área musical, teatro, arte circense, danças, artes plásticas e visuais, arte urbana, literatura, além de manifestações culturais tradicionais e populares, como a cultura caipira, regional, dos povos indígenas ou para valorização da matriz africana e da população quilombola. 

Os projetos culturais deste segmento deverão ser apresentados com descrição das atividades, destinação do público-alvo, título, cronograma das ações, planilha dos custos previstos, além de uma ficha técnica dos integrantes do projeto.

Deixe um comentário